A mercantilização do ensino superior e a relação com o saber: A qualidade em questão
Resumo
Este artigo aborda a mercantilização e a comoditização do ensino superior de bem público para bem privado assim como as implicações para as percepções da qualidade do ensino superior em Moçambique. O artigo examina a relação com o saber num contexto marcado pela expansão, privatização e comercialização do ensino superior. O argumento defendido é de que, se por um lado, a liberalização da oferta do ensino superior e a introdução de cursos orientados para as necessidades do mercado oferecidos, em particular, em regime pós-laboral, contribuem para alargar as possibilidades de acesso ao ensino superior, por outro, deslocam a relação com o saber para um lugar obscuro, senão mesmo subalterno. A concorrência das instituições públicas e privadas por estudantes e a procura de credenciais académicas por parte destes resvalou a importância da busca pelo conhecimento para um segundo plano. O estudo conclui que estes desenvolvimentos poderão estar por detrás do surgimento da questão da qualidade de ensino como um problema premente.
Referências
AMIN, S. Empire of Chaos. New York: Monthly Review Press, 1992.
BARR, N. Higher Education Funding. Oxford Review of Economic Policy. v. 20, n. 2, p. 264 –283, 2004.
BLOOM, D.; CANNING. D.; e CHAN, K. Higher education and economic development in Africa, 2005. Disponível em: http://www.dawodu.com/africaedu1.pdf. Acedido em 20 de Junho de 2011.
BOK, D. Universities in the marketplace: the commercialization of higher education. Princeton: Princeton University Press, 2003.
BOUDON, R. Education, opportunity and social inequality: changing prospects in western society: New York, Wiley, 1974.
BOURDIEU, P.; e PASSERON, J-C. Reproduction in education, society and culture. London: Sage, 1977.
_______________. The inheritors: french students and their relations to culture. Chicago: University of Chicago Press, 1979.
CHARLOT, B. Les Sciences de L’education : un Eenjeu, un Défi. Paris : ESF, 1995.
____________. Education and globalisation: an attempt to bring order to the debate. Educational Sciences Journal, v. 4, sep/dec., 2007.
CHERKAUOI, M. Sociologia da Educação. 2.ed. Lisboa: Europa – América, 1986.
CHILUNDO, A. G. Capacity Building in Higher Education in Mozambique and the Role Played by Co-operation Foreign Agencies: The Case of the World Bank, 2006. (UNESCO Forum Occasional Paper, nº12).
____________. Mozambique: In. Pillay, P (ed.) Higher education financing in East and Southern Africa, 2010.(African Minds).
CLOETE, N. et al. (2002). Transformation in higher education: global pressures and local realities in South Africa. Lansdowne: Juta, 2010.
Council on Higher Education (CHE) Higher Education monitor the state of private higher education in South Africa. Annual Reports Annual Report, n. 1, 2003 . Disponível em: http://www.che.ac.za/documents/d000076/CHE_Annual_Report_2003-2004.pdf. Acedido em: Junho 2011.
COSTA, A. B. Emigração de quadros, formação superior e desenvolvimento: o caso de Moçambique. Pro-Posições, v. 20, n. 1, p. 127-145, 2009.
Decreto-Lei nº 4/86 de 16 de Setembro. Boletim da República. I Série – nº38. Conselho de Ministros. Maputo.
DILL, D. D.; TEIXEIRA, P. N. Program diversity in higher education: an economic perspective. Higher Education Policy, v.13, n. 2, p.99-117, 2000.
DILL, D.D. Allowing the market to rule: the case of the United States, 2003.Disponível em: http://www.unc.edu/ppaq/docs/HEQ.pdf. Acedido em 30 de Junho de 2011.
DURKHEIM, É. Educação e sociologia. Lisboa: Edições70, 2011.
Editorial. (2009, 6 de Fevereiro de 2009). Jornal Notícias. Maputo.
FUKUYAMA, F. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GIBBONS, M. at al. The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: Sage, 1994.
GUEBUZA, A, E. Ensino superior em Moçambique: expansão, qualidade e eficiência. Maputo: USTM, 2011. (Comunicação Apresentada na Universidade São Tomás de Moçambique). Disponível em: http://armandoguebuza.blogspot.com/2010/03/ensino-superior-em-mocambique-expansao.html. Acedido em 01 de Julho de 2011.
HARBOUR, C, P. The Incremental Marketization and Centralization of State Control of Public Higher Education: A Hermeneutic Interpretation of Legislative and Administrative Texts. International Journal of Qualitative Methods. v. 5, n. 3, p. 35-54, 2006.
ISCTAC Proibido de Iniciar Ano Académico. 2011. Disponível em: http://www.portaldogoverno.gov.mz/noticias/educacao/abril-2011/isctac-proibido-de-iniciar-ano-academico-2011/. Acedido em: 01 Julho 2011
JOHNSTONE, B, D; MARCUCCI, P. N. M. Financing higher education worldwide: who pays? Who should pay? Baltimore: John Hopkins University Press, 2010.
JOHNSTONE, B, D. The financing and management of higher education: a status report on worldwide reforms. Washington: World Bank, 1998.
_____________. Responses to austerity: The Imperatives and limitations of Revenue Diversification in Higher Education, 2001. [On-line]. Disponível em: http://www.gse.buffalo.edu/org/inthigheredfinance/textForSite/AusterityRevDivers.pdf. Acesso em: Acedido em 20 Outubro 2005.
JONBLOED, B. Marketisation in higher education, clark’s triangle and the essential ingredients of markets. Higher Education Quarterly, v. 52, n. 2, p. 110–135, 2003.
LANGA, P, V e Wangenge-Ouma, G. Expansion, differentiation and fragmentation in african higher education: a comparative analysis. In: XXIV CHER ANNUAL CONFERENCE, Reykjavík, 23-25 June 2011.
LANGA, P, V. Poverty Fighters in Academia: The Subversion of the Notion of Socially Engaged Science in Mozambican Higher Education. In: Burawoy, M. Facing an Unequal World: Challenges for a Global Sociology. Taipei: International Sociological Association and Academia Sinica, 2010a.
____________. A relevância da irrelevância prática da sociologia: como ressuscitar Samora. Palestra Proferida na Universidade São Tomas de Moçambique, 19 Outubro 2010b.
LANGA, P, V. “O ensino superior não é estudado no país….”. Entrevistado por João Fumo. Jornal Notícias. Maputo. 2010c. Disponível em: http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1079054. Acedido em 01 Julho 2011.
____________. A constituição do campo das instituições do ensino superior em Moçambique. Cidade do Cabo: University of Cape Town, 2006. (Dissertação de Mestrado da UCT).
LANGA, P, V. Pelo “Retorno” do Conhecimento.[3]. O Ensino Técnico-Vocacional. 2008a. Blogue: Olhar Sociológico. Disponível em:
LANGA, P, V. Falar Sem Dizer Nada: Sobre a “Fuga de Cérebros”. 2008b. Blogue: Olhar Sociológico. Disponivel em:
MACAMO, E; NEUBERT, D. When the post revolutionary state decentralizes: the reorganization of political structures and administration in Mozambique. Lisboa: CEA/ISCTE-IUL, 2002.
MAGAIA, S. J. A propósito da reforma curricular na UEM: um estranho debate ou o silêncio do medo? Jornal Savana, Maputo, Abril 2009.
MAMDANI, M. Scholars in the market place: the dilemmas of neo-liberal reform at Makerere University, 1989-2005. Dakar: CODESRIA, 2007.
_____________. Higher education, the state and the marketplace. JHEA/RESA, v. 6, n. 1,
p. 1–10, 2008.
_____________. The Importance of Research in a University, 2011. Disponível em. http://pambazuka.org/en/category/features/72782. Acedido em: 20 de Junho de 2011.
MÁRIO, M., et al. Higher Education in Mozambique: A case Study. Oxford: James Currey Publishers, 2003.
MARGINSON, S.; CONSIDINE, M. The enterprise university: power, governance and reinvention in Australia. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
MARTINS, Z. Mozambique: budget cuts will affect quality of higher education. In: All Africa, 2011a. Disponível em: http://allafrica.com/stories/201104130139.html. Acedido em 10 de Junho de 2011.
_____________. Comunicação de Sua Excelência o Ministro da Educação Dr. Zeferino Andrade de Alexandre Martins, à Assembleia da República, Atinente à Problemática da Qualidade no Ensino Superior em Moçambique. Jornal Noticias, 2011b.
MATERU, P. Higher education quality assurance in Sub-saharan Africa: status, challenges, opportunities, and promising practices. Washington: World Bank, 2007.
MATOS, N.: an interview. New York: Carnegie Corporation of New York, 2000. Disponível. http://www.carnegie.org/reporter/01/narciso_matos/index.html. Acedido em 01 de Dezembro 2006.
___________. Higher education in twenty first century: vision and action. In: World Conference on Higher Education. Paris: UNESCO/AAU, 5-9, October 1998.
MILL, S. J. Essays on Politics and Society, 1977. Vols I e II.
MKANDAWIRE, T & OLUKOSHI A (Edited) 1995. Between liberalization and repression: the politics of structural adjustment in Africa. Dakar: CODESRIA, 1995.
MOÇAMBIQUE. MESCT. Strategic Plan of Higher Education in Mozambique. Maputo, 2000.
MOÇAMBIQUE. MINED. Proposta de modelo de financiamento para as instituições publicas do ensino superior em Moçambique: segundo relatório. Maputo: DICES, 2010.
MOÇAMBIQUE. MEC. PEES 2000–2010: Operational plan, 2005–2010. Maputo, 2005.
MOOCK, P. R. An analysis of unit costs at Mozambique’s Eduardo Mondlane University, 2003-2005.Maputo: MINED, 2007.
MORROW, A. R. e Torres, A.C. Teoria social e educação: uma crítica das teorias da reprodução social e cultural. Porto: Afrontamento, 1997.
MOUZINHO, M, FRY, P, LEVEY, L and CHILUNDO, A. Higher Education in Mozambique: A case Study. Oxford: James Currey Publishers, 2003.
NAFUKHO, F. M. The market model of financing state universities in Kenya: some innovative lessons. In: ZELEZA, P. T.; OLUKOSHI, A. (ed.), African Universities in the Twenty First Century. Pretoria: University of South Africa Press, 2004. Vol. I, p. 126–139.
NGOENHA, S. E. Estatuto e axiologia da educação. Maputo: Livraria Universitária, 2000.
Ensino Superior Chega à Chibuto. Jornal Notícias. Maputo, Disponível em: http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/317451. Acedido em 13 de Dezembro de 2008.
OLUKOSHI, A.; THANDIKA, M. Between liberalisation and oppression: the politics of structural adjustment in Africa. Dakar: CODESRIA, 1996.
PARTNERSHIP for Higher Education in Africa (PHEA). (2009). Report of Activities, 2008-2009. Disponível. http://carnegie.org/publications/search-publications/?word=Partnership+for+Higher+Education+in+Africa
PASACHAROPOULOS, G.; PATRINOS, H. Returns to investment in education: a further update. World Bank Policy Research Working Paper, 2881, September, 2002.
SANTOS, B. de S. The University in the Twenty First Century: Toward a Democratic and Emancipatory University Reform. In: MICHAEL W. APPLE, STEPHEN, J. BALL & LUIS ARMANDO GANDIN (Eds). The Routledge International Handbook of Sociology of Education. London: Routledge. 2010.
SANTOS, B. de S. A Universidade do Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez. 2004.
SIXPENCE, E. UP introduz novo curso na Beira. Jornal Notícias. [Online]. Disponivel: http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/600984. Acedido em 4 Março 2009.
SLAUGHTER, S.; LESLIE, L. L. Academic capitalism and the entrepreneurial university. Baltimore: John Hopkins University Press, 1997.
SLAUGHTER, S.; RHOADES, G. Academic Capitalism and the New Economy: markets, state and higher education. Baltimore: John Hopkins University Press, 2004.
SMITH, A. A Riqueza das Nações. 4. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2006.
TEIXEIRA, P. N.; DILL, D. D. (ed.). Public vices, Private Virtues? : Assessing the Effects of Marketization in Higher Education. Rotterdam: Senses Publishers, 2011.
THORSEN, E. Stress in academe: what bothers professors? Higher Education, v. 31, n. 4, p. 471-489. 1996.
TROW, M. From mass higher education to universal access: The American advantage. P. G. Altbach, P. J. Gumport, & R. O. Berdahl (editors), In defense of American higher education (pp. 110-145). Baltimore: Johns Hopkins.2001.
UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA. Direcção de Planificação e Estudos: estatísticas. 2008. Disponível em: http://www.up.ac.mz/Dplanificacao/. Acedido em: 30 de Setembro de 2008.
__________. Termos de Referência da Comissão de Revisão de Estatutos da Universidade Pedagógica. Disponível em: http://www.up.ac.mz/universidade/estatutos/termos-de-referencia/view Acedido em: 30 de Setembro de 2008b.
UNILURIO. Universidade do Lúrio. [Online]. Disponível: http://www.unilurio.ac.mz/. Último acesso: 01 Julho 2011, 2010.
UNIZAMBEZE. Universidade do Zambeze. [Online]. Disponível: http://www.unizambeze.ac.mz/. Último acesso : 01 Julho 2011, 2010.
UTHUI, R. Mensagem do Reitor, 2008a. Disponível em: http://www.up.ac.mz/reitor/. .Acedido em: 30 de Setembro de 2008.
WALLERSTEIN, I. World-systems analysis, in world system history. In: Ed. Modelski, George. Encyclopedia of Life Support Systems (EOLSS). Oxford: Eolss, 2004.
WANGENGE-OUMA, G.; LANGA, P. V. Universities and the Mobilization of Claims of Excellence for Competitive Advantage. Higher Education, v. 59, n. 6, p. 749-764, 2010a.
______________. Accountability as governmentality: a disciplinary power in african higher education?” in: Stensaker, Bjørn; Harvey, Lee (ed.). Accountability, trust and power in higher education: a global perspective. New York: Routledge, 2010b.
WANGENGE-OUMA, G. Responses to resource scarcity in african higher education: the case of kenyan and south african public universities. In: Teixeira, P. N.; Dill, D.D. (ed.). Public vices, private virtues? sense publishers: Rotterdam, 2011.
______________. Reducing resource dependence on government funding: The case of public universities in Kenya and South Africa, UCT, 2007. (Tese de Doutorado da University of Cape Town).
______________.. Higher education marketization and its discontents. Higher Education, v. 56, n. 4, p. 457–471, 2008.
WELLMAN, J. et al. Determining costs at Eduardo Mondlane University in Mozambique: a pilot study. Maputo: IHEP, 2003.
WILLIAMS, G. L. The ‘Marketization’ of higher education: reforms and potential reforms in higher education finance. In: D. D. Dill; B. Sporn (Ed.). Emerging patterns of social demand and university reform: through a glass darkly. Oxford: Pergamon Press, 1995. p. 170-193.
WOLF, A. Does Education Matter?: myths about education and economic growth. London: Peguin, 2002.
WORLD BANK. Higher Education: The Lessons of Experience. Washington, 1994.
___________. Constructing knowledge societies: new challenges for tertiary education. Washington, 2002.
___________. Improving tertiary education in Sub-Saharan Africa: Things That Work. In: Regional Training Conference, Ghana, September 22–25, 2004
___________. Global Competitiveness Index. 2005. Disponível em: http://www.weforum.org/site/homepublic.nsf/Content/Global+Competitiveness+Programme%5CGlobal+Competitiveness+Report . Acedido em: 20 de Outubro de 2005.