A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA RAPARIGA E VIOLÊNCIA: O CASO DO DISTRITO DA MANHIÇA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado no Distrito da Manhiça, província de Maputo, Moçambique no âmbito do projecto ‘Fim à Violência contra as raparigas na Escola’. O estudo tinha como objectivo, de entre outros (i) obtenção de dados precisos e identificação de tendências e padrões actuais de violência, discriminação e desigualdades na educação e na vida das raparigas do Distrito da Manhiça, e (ii) identificação de perspectivas e descoberta de experiências de raparigas, rapazes, comunidades e parceiros chave relativamente aos problemas de violência, discriminação e desigualdades de género. Especificamente, este artigo discute a situação da educação da rapariga e violência tendo em conta os aspectos de género e desigualdades. Quinze escolas primárias foram inquiridas e informantes chave incluindo alunos, professores, directores, membros da comissão de gestão da escola, líderes comunitários, mulheres líderes e funcionários distritais de saúde, educação e polícia. Os resultados indicaram que, embora a violência física seja a que frequentemente é mais praticada nas escolas, a violência psicológica e sexual acontecem com mais frequência nas casas e vilas, sendo as raparigas as principais vítimas de violência em comparação aos rapazes. O estudo concluiu que a violência e as desigualdades continuam afectando as raparigas e que as crianças raramente reportam casos de violência que sofrem. Conclusões adicionais indicam que, embora o Governo tenha estado a estabelecer legislação relevante para protecção das mulheres e das raparigas, a sua implementação ainda não é uma realidade. O estudo recomenda uma abordagem holística para contestar e reportar a violência contra as raparigas nas escolas através de mecanismos de diálogo nas comunidades parceiras, oficiais distritais e sistemas de justiça para garantir a protecção e apoio ás raparigas. O estudo foi realizado entre Junho e Julho de 2009 e o relatório final concluído em Janeiro de 2011.
Referências
BROOKES, H.; HIGSON-SMITH, C. Responses to gender-based violence in schools. In: LINDA, R.; ANDREW, D.; CRAIG, H. (ed.) Sexual abuse of children in Southern Africa. Cape Town: HSRC Press, 2004.
Constituição da República (1990). Retrieved 20th February, 2010 at http://www.chr.up.ac.za/ hr_docs/constitutions/docs/Constituicao_emvigor11.01.05_.pdf
COWIE, H.; JENNIFER, D. A whole-school approach to best practice. London: SAGE, 2007.
DELORS, J. Learning: the treasure within: Report to UNESCO of the International Commission on Education for Twenty-First Century. Paris: UNESCO, 1996.
ENCYCLOPEDIA of school crime and violence. California: ABC-CLIO, 2011.
LANGA, V. Rapariga, pobreza absoluta e Educação: uma reflexão sobre o papel das ciências sociais. In: ZIMBA, B.; CASTIANO, J. P. As ciências sociais na luta contra a pobreza em Moçambique. Maputo: FILSOM, 2005.
LEACH, F.; HUMPHREYS, S. Gender violence in schools: taking the ‘girls-as-victims’ discourse forward. In: FIONA, L.; SARA, H. (ed.). Gender-based violence. Oxford: OXFAM, 2007. P. 106-119.
LINDSEY, L. L. Gender roles: a sociological perspective. 5. ed. Boston: Pearson Education, 2011.
MINED (2006). Plano Estratégico da Educação e Cultura 2006-2010/11: fazer da escola um pólo de desenvolvimento consolidando a Moçambicanidade. Maputo: Moçambique.
MOÇAMBIQUE. MAE. Perfil do Distrito da Manhiça, Província de Maputo. Maputo, 2005.
MOÇAMBIQUE. MANHIÇA. Governo do Distrito de Manhiça. Informe sobre a situação geral do Distrito por ocasião da visita de S. Excia Governadora da Província de Maputo. Maputo, 2009.
MOÇAMBIQUE. MEC. Regulamento Geral do Ensino Básico. Maputo, 2008.
MOÇAMBIQUE. MINED. Despacho Ministerial nº 39/GM/2003. Maputo, 2003.
MOÇAMBIQUE. MMAS. Política de Género e Estratégia da sua Implementação. Maputo, 2008.
MOÇAMBIQUE. MPD. Relatório Sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Maputo, 2008.
MUIRU, J.; MUKURIA, G. Barriers to participation in adult literacy programs in Kenya. Adult Basic Education. Nairobi, v. 15, n. 2, p. 85-102, 2005.
MUNGUAMBE, R.; COSSA, E. Investigating factors influencing access and retention of girls in primary schools: a case study. In: ANNUAL SOUTHERN AFRICAN ASSOCIATION FOR RESEARCH IN MATHEMATICS, SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION CONFERENCE, 18, 2010, Kwazulu-Natal. Proceedings… Kwazulu-Natal: University of Kwazulu-Natal, 2010.
MUNGUAMBE, R. M. Acesso e Retenção da Rapariga no Ensino Primário do 1º grau: o caso de Boane. Maputo: UEM, 2010. (Dissertação elaborada para a obtenção do grau de Mestre em Ciências de Educação na Faculdade de Educação da UEM).
ORGANIZAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES. Código de conduta do professor. Maputo: Centro de Integridade Pública, (s/d.)
OSÓRIO, C. A socialização escolar: educação familiar e escolar e violência de género nas escolas. Outras Vozes. no. 19 de Maio de 2007. Maputo: WLSA Moçambique, 2007.
OXENHAM, J. Effective literacy programmes: options for policy-makers. Paris: UNESCO, 2008.
TELES, N.; BRÁS, E. J. Género e Direitos Humanos em Moçambique. Maputo: Departamento de Sociologia/ UEM, 2009.
UNESCO. Rapport, mondial sur I´éducation. Paris: UNESCO, 1995.
UNICEF. A Situação mundial da infância 2007. Genebra: UNICEF, 2006. Disponível em: www.unicef.org.br. Acesso em: 3 de Setembro de 2008.
WLSA Moçambique. ANÁLISE segundo uma perspectiva de género e inclusiva dos direitos das mulheres e das crianças. Maputo: WLSA Moçambique, 2006. Disponível em: http://www.wlsa.org.mz/ lib/pdf/Documento_final_CPen.pdf. Acesso em: 16 de Abril de 2013.
_________. Água e saneamento: Moçambique, 2008. Disponível em: http://www.unicef.org. Acesso em: 30 de Outubro de 2008.
__________. Annual Report. NYHQ, 2010. Disponível em: www.unicef.org/publications.
__________. United Nations Convention on the Rights of the Child. (s/l), 2006.