O EXERCÍCIO DE MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS POR MULHERES-ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS DO REGIME PÓS-LABORAL: um estudo na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane

  • Cristina Anina Dias Siquela Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane
  • Arlindo A. Sitoe Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane
Palavras-chave: Coping, estudante universitária, papéis sociais

Resumo

As mulheres têm desempenhado cada vez mais papéis na sociedade. Este facto verifica-se igualmente em mulheres-estudantes do regime pós-laboral, porquanto muitas delas exercem muitos outros papéis sociais ao longo dos anos da sua formação académica. Face a tais constatações, foi concebido e realizado o presente estudo, com vista a: (a) conhecer os múltiplos papéis sociais de estudantes universitárias do regime pós-laboral da Faculdade de Educação da UEM (FACED), e (b) compreender as estratégias de conciliação desses papéis com o de estudante universitária. Foi empregue o método etnográfico, de natureza qualitativa, numa abordagem descritivo-exploratória. Uma entrevista semi-estruturada e um questionário sócio-demográfico foram os instrumentos de colecta de dados do estudo. Estes instrumentos foram administrados a uma amostra de 15 estudantes do sexo feminino frequentando cursos do regime pós-laboral na FACED, apuradas por via de uma amostragem não probabilística, por tipicidade, e obedecendo ao critério ‘bola de neve’. Os dados foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo. Os resultados confirmaram que as mulheres-estudantes exercem múltiplos papéis em função dos significados a eles atribuídos. Por outro lado, o estudo permitiu concluir que, preferencialmente, elas usam estratégias de conciliação de múltiplos papéis sociais que, à luz da ‘Teoria do Coping’, são interpretáveis e categorizadas como estando baseadas em “recursos pessoais” e “suporte social”.

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Publicado
2025-04-20