PERFIL PROFISSIONAL EM DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

  • Manuel Valente Mangue Escola de Comunicação e Artes, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Delfina Lázaro Mateus Escola de Comunicação e Artes, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Henriqueta Durão Mola Escola de Comunicação e Artes, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Palavras-chave: Ciência da Informação, Formação, Moçambique, Perfil do profissional, Professional de informação

Resumo

O estudo busca analisar a evolução do perfil do profissional que actua na área de informação em Moçambique tendo em consideração a ocupação, o nível académico e a competência profissional, tendo, ainda que de forma sintética, um olhar sobre a formação e as normas de exercício profissional no Brasil. A recolha de dados foi feita através da aplicação de um inquérito de forma não probabilística acidental ou por acaso, a nível nacional, ao qual responderam 79 ex-estudantes (de um universo, por estimativa, de aproximadamente 400) e paralelamente se aplicou entrevistas semi-estruturadas para os empregadores. Os resultados preliminares mostram uma grande evolução no que respeita ao nível de formação dos graduados e que actuam na área de informação em Moçambique, quase a totalidade (95%) teve a sua formação em Moçambique, dos quais 77,2% formou-se em Biblioteconomia, Arquivologia ou Documentação e Informação. Há uma evolução na proporção de funcionários com os níveis comparativamente mais altos de formação. Sobretudo comparado com o ano de 2003. Ou seja, há uma evolução exponencial nos profissionais com o nível superior, muito em particular os formados em área específica. No que diz respeito à ocupação, o Estado e as instituições públicas continuam sendo os maiores empregadores. Ou seja, a maioria (63,3%) está como funcionário ou agente do Estado e os trabalhadores em institutos ou empresas públicas perfazem 11,4%, em segundo plano.

Referências

ALMEIDA, N. B. F.de. Perfil profissional em documentação e informação em moçambique. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25, Florianópolis, 2013. Anais... 2013.
CASTRO, C. A. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus, 2000. 287p.
FONSECA, E. N. da. A Biblioteconomia brasileira no contexto mundial. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1979. 247 p.
Diretório dos arquivos, bibliotecas, centros de documentação e informação existentes em Moçambique. Maputo: FBLP, 2003.
FERREIRA, D. Profissional da Informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Ci. Inf., v. 32, n. 1, p. 42 – 49, jan./abr. 2003.
CASTRO, C. A. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus, 2000. 287p.
FONSECA, E. N. da. A Biblioteconomia brasileira no contexto mundial. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1979. 247 p.
GÚTIEZ, M. C. Manual de Bibliotecas. FUNDACIÓN GERMÁN SÁNCHEZ RUIPÉREZ. Madrid: Ediciones Pirâmide, 1990. MOREIRO GONZÁLEZ, J. A.; MANGUE, Manuel Valente. Perfil do profissional de Informação em Moçambique. Maputo [s. n.], 2014.
MOREIRO-GONZÁLEZ, J. A.; VERGUEIRO, W. C. S.; SÁNCHEZ-CUADRADO, S. Análise do contexto de emprego dos profissionais brasileiros da informação-documentação a partir de ofertas de trabalho na web feitas por empresas e instituições. Informação & Sociedade: Estudos, v. 22, n. 1, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/93036. Acesso em: 31 jan. 2023.
MOREIRO-GONZÁLEZ, J. A.; VERGUEIRO, W. C. S. Ofertas de trabalho na Web para os profissionais brasileiros da Informação-Documentação. Análise das competências e habilidades exigidas pelas empresas e instituições. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 17, p. 231-250, 2012. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MOURA, M. A.; AMARAL, W.. Estudo de viabilidade para a criação do curso de Ciência da Informação em Moçambique. Belo Horizonte/ECI; Maputo/FBLP, 2008.
PROJETO para implantação do Curso de Graduação em Ciência da Informação em Moçambique. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2005.
PENA, A. S.; CRIVELLARI, H. M. T. Mercado de trabalho dos bibliotecários, arquivistas e museólogos: uma análise a partir dos dados do CAGED. In: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE, 2020, Belo Horizonte. ANAIS VIII SITRE 2020, 2020. v. 8. RUSSO, Laura Garcia Moreno. A Biblioteconomia brasileira: Rio de Janeiro: INL, 1966. 357p.
SILVA, M. A. O perfil do profissional: estudo de caso da Biblioteca Central de Ribeirão Preto-USP. In SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15, Ribeirão Preto, 2005. Ribeirão Preto, Anais… 2005. P. 1 – 14.
WALTER, M. Bibliotecário no Brasil: representação das profissões. 2008. 345f. Tese (Doutoramento em Ciência da Informação e Documentação) ¬- Universidade de Brasília, 2008.
Publicado
2025-04-20