http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/issue/feedRevista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série: Ciências da Educação2025-04-20T09:56:55+00:00Aidate Mussagyrc.uem@uem.ac.mzOpen Journal Systems<p>A Série Ciências da Educação é uma série de publicação da Revista Científica da UEM (RC-UEM), publicada pela Unidade Editorial da Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane. É de <em>Acesso Livre, </em>bianual e tem como principal objectivo difundir os resultados das actividades científicas realizadas por docentes e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e de outras instituições de ensino superior e de investigação na área das Ciências da Educação<strong>.<br></strong><strong>ISSN: 2307-390X</strong></p>http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/252Editorial2025-04-20T09:56:53+00:00Aidate Mussagyrc.uem@uem.ac.mzManuel Manguemvmangue@yahoo.com.brAndré de Souza Penarc.uem@uem.ac.mzGabriela Belmont de Fariasrc.uem@uem.ac.mz2025-04-20T09:15:45+00:00##submission.copyrightStatement##http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/253A ACESSIBILIDADE E A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO2025-04-20T09:56:53+00:00Alejandro de Campos Pinheiroalejandrocampos29@gmail.com<p>No Brasil, a legislação que contempla a inclusão das pessoas com deficiência avançou nos últimos anos. Embora, ainda é notório que diversos setores da sociedade, incluindo a biblioteca universitária, precisam se adequar para atender efetivamente esse público, de forma que ele se torne um usuário em potencial e que possa usufruir de todos os produtos e serviços sem abdicar de sua autonomia e independência. Nesse sentido, entende-se a importância de que estudantes do curso de Biblioteconomia tenham em sua matriz curricular disciplinas que abordem aspectos sobre a acessibilidade e a Tecnologia Assistiva para que se tornem profissionais sensibilizados e conscientes da necessidade do desenvolvimento de produtos e serviços que incluam a pessoa com deficiência na biblioteca universitária. Dessa forma, este artigo tem como objetivo identificar se há a ofertas de disciplinas nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil que abordam algum aspecto relacionado à acessibilidade ou à Tecnologia Assistiva. Recorreu-se à revisão de literatura nas bases de dados científicas sobre os estudos direcionados a formação profissional do bibliotecário em relação à acessibilidade e à Tecnologia Assistiva. Como resultado foi identificado que a discussão sobre a acessibilidade e a Tecnologia Assistiva no ensino superior ainda se encontra em um estágio incipiente. O conhecimento do estudante de graduação em Biblioteconomia sobre a acessibilidade, a Tecnologia Assistiva e a Língua Brasileira de Sinais proporciona uma perspectiva direcionada para o desenvolvimento de ferramentas, dispositivos e metodologias para a inclusão do usuário com deficiência, como sujeito partícipe dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca universitária.</p>2025-04-20T09:20:57+00:00##submission.copyrightStatement##http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/254Educação patrimonial: entre a preservação e a formação profissional2025-04-20T09:56:54+00:00Ana Carolina Fernandes Gonçalvesanacgoncalves@ufv.brCezar Luiz de Marianacgoncalves@ufv.br<p>A compreensão sobre a diversidade cultural e sua importância para o empoderamento político-econômico das comunidades tradicionais ampliou os limites da iniciativa de salvaguarda do patrimônio cultural, deslizando da materialidade à imaterialidade. Em consonância com esse desdobramento, a educação patrimonial fomentada pelas políticas de preservação como uma estratégia de conscientização e envolvimento, precisa também ser ressignificada. Com esse intuito, o presente trabalho pretende apresentar uma interpretação da educação patrimonial como formação e qualificação profissional, à luz da Convenção Internacional sobre a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial celebrada pela UNESCO.</p>2025-04-20T09:26:42+00:00##submission.copyrightStatement##http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/255MODELOS DE GESTÃO, FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO DO BIBLIOTECÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA2025-04-20T09:56:54+00:00André de Souza Penaandre.pena@ufr.edu.br<p>A ressignificação do papel do bibliotecário considerando a enorme transformação ocasionada pela pandemia se faz necessária. O mundo e, sobretudo, os trabalhadores nos últimos anos já vinham sofrendo com os ataques aos direitos trabalhistas, agravados a partir da última grande crise econômica mundial em 2008 e dos efeitos da pandemia da Covid-19 que se espalhou pelo mundo a partir de 2020. Diante desse cenário, o presente estudo apresenta uma interpretação da formação e do mercado de trabalho do bibliotecário diante do avanço dos modelos de gestão que pioraram as condições de trabalho desse profissional e as novas denominações como analistas da informação tampouco conseguiram melhorar a inserção da denominada e controversa família profissionais da informação. Ao contrário, corre-se o risco com as mudanças curriculares e o enfoque das escolas de formação ocasionar perdas identitárias e de direitos para a categoria, dificultando uma boa inserção tanto dos homens quanto das mulheres no mercado de trabalho.</p>2025-04-20T09:32:20+00:00##submission.copyrightStatement##http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/256COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E ACESSO ABERTO2025-04-20T09:56:54+00:00Fernanda Maria Melo Alvesfmeloa2@hotmail.comMartins Fernando Guambefmeloa2@hotmail.com<p>O estudo aborda as iniciativas de acesso aberto à informação científica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa como uma solução rápida das necessidades e dos problemas dos países lusófonos, através da promoção da literacia científica, comunicacional e informacional, fundamentais para a paz e o desenvolvimento sustentável, dentro dos valores essenciais, que conectam os membros desta organização. Analisam-se iniciativas efetuadas pelas comunidades acadêmicas e pelos governos dos países mencionados, que se têm preocupado com o aumento do volume da informação, o seu acesso e disponibilidade, e, em particular, dos resultados da investigação científica. Conclui-se que as iniciativas efetuadas ainda são em número reduzido, dadas as necessidades e problemas existentes e a numerosa população que abrange. No seu conjunto, as políticas e ações correspondentes demonstram a adesão destas instituições e organizações dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ao movimento do Acesso Aberto, integrada no movimento global.</p>2025-04-20T09:38:34+00:00##submission.copyrightStatement##http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/257OS MODELOS DE GESTÃO PÚBLICA E ATUAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS2025-04-20T09:56:54+00:00Helena Maria Tarchi Crivellarihelenacrivellari@gmail.comFabiana Pereira dos Santoshelenacrivellari@gmail.com<p>O artigo aborda alguns aspectos de projeto de pesquisa doutoral em curso, enfocando exclusivamente uma leitura a partir de revisão de literatura e de fontes secundárias. O texto tem como objetivo mostrar que o setor público brasileiro, e nele as universidades federais, operam um modelo de gestão gerencial, herança dos padrões da administração empresarial neoliberal. Do ponto de vista da leitura de fundo, destaca-se a histórica discussão feita por Max Weber, sobre a noção de Burocracia. O artigo conclui mostrando que a categoria Bibliotecários teve comportamento análogo ao dos demais servidores públicos brasileiros. Conclui, ainda, levantando questões para o avanço desta e de novas pesquisas.</p>2025-04-20T09:44:05+00:00##submission.copyrightStatement##http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/258PERFIL PROFISSIONAL EM DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO EM MOÇAMBIQUE2025-04-20T09:56:54+00:00Manuel Valente Manguemvmangue@yahoo.com.brDelfina Lázaro Mateusdelfylazaro@gmail.comHenriqueta Durão Molahenriquetamola@gmail.com<p>O estudo busca analisar a evolução do perfil do profissional que actua na área de informação em Moçambique tendo em consideração a ocupação, o nível académico e a competência profissional, tendo, ainda que de forma sintética, um olhar sobre a formação e as normas de exercício profissional no Brasil. A recolha de dados foi feita através da aplicação de um inquérito de forma não probabilística acidental ou por acaso, a nível nacional, ao qual responderam 79 ex-estudantes (de um universo, por estimativa, de aproximadamente 400) e paralelamente se aplicou entrevistas semi-estruturadas para os empregadores. Os resultados preliminares mostram uma grande evolução no que respeita ao nível de formação dos graduados e que actuam na área de informação em Moçambique, quase a totalidade (95%) teve a sua formação em Moçambique, dos quais 77,2% formou-se em Biblioteconomia, Arquivologia ou Documentação e Informação. Há uma evolução na proporção de funcionários com os níveis comparativamente mais altos de formação. Sobretudo comparado com o ano de 2003. Ou seja, há uma evolução exponencial nos profissionais com o nível superior, muito em particular os formados em área específica. No que diz respeito à ocupação, o Estado e as instituições públicas continuam sendo os maiores empregadores. Ou seja, a maioria (63,3%) está como funcionário ou agente do Estado e os trabalhadores em institutos ou empresas públicas perfazem 11,4%, em segundo plano.</p>2025-04-20T09:50:24+00:00##submission.copyrightStatement##http://revistacientifica.uem.mz/rc/index.php/edu/article/view/259A ATUAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO EM CENTRO DE RECURSOS EM APRENDIZAGENS E EM INVESTIGAÇÃO E A FORMAÇÃO2025-04-20T09:56:55+00:00Maria Aparecida Rodrigues de Souzamaria.souza@ifg.edu.br<p class="Resumo" style="margin-bottom: 6.0pt;"><span lang="PT-BR" style="font-size: 10.0pt; font-style: normal;">O artigo aborda a visão de bibliotecários de universidades sobre sua atuação profissional em Centros de Recursos em Aprendizagens e em Investigação no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. O objetivo da pesquisa foi interpretar as percepções dos bibliotecários a partir das experiências vividas durante a implementação dos centros e o impacto na formação desses profissionais para atuar na alfabetização informacional e digital de usuários de bibliotecas universitárias nesse contexto. A metodologia adotada na pesquisa de abordagem qualitativa foi a interpretativa. Para coleta dos dados utilizou-se por instrumento a entrevista com perguntas estruturadas. Foram analisados os dados a partir dos relatos de experiências dos participantes que atuavam em Centro de Recursos em Aprendizagens e em investigação de universidades no Brasil e na Espanha. Os resultados do estudo, constituídos durante o processo de análise dos dados, foram discutimos e exploradas as categorias convencimento do plano, política institucional e estrutura organizacional e seus impactos na atuação profissional. Baseando-nos na revolução tecnológica que tem alterado o modo de buscar e recuperar informação e construir conhecimento no contexto das sociedades da informação e do conhecimento, conclui-se que o profissional bibliotecário se viu obrigado a inserir em sua atuação, por meio de trabalho colaborativo, a formação de usuários para o desenvolvimento de alfabetização informacional e digital, além de buscar formação continuada.</span></p>2025-04-20T09:55:46+00:00##submission.copyrightStatement##