AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES SOBRE A QUALIDADE E IMAGEM DE UM DESTINO TURÍSTICO COSTEIRO: o caso do Município de Inhambane em Moçambique
Resumo
Este trabalho procura aferir a percepção dos residentes sobre a qualidade do destino turístico e os factores que determinam essa percepção no Município de Inhambane, pequena área urbana localizada na região sul de Moçambique e considerada um dos principais destinos turísticos no país. Para o efeito, procurou-se através da revisão bibliográfica identificar os atributos que melhor caracterizam o destino turístico tendo em consideração os atractivos, a infraestrutura e os equipamentos e serviços, para posteriormente perceber a opinião dos residentes (n = 199) sobre a qualidade e representatividade de cada atributo dentro do contexto global de qualidade e imagem do destino através da análise factorial. Dos 24 atributos selecionados (4 associados aos atrativos, 12 associados a equipamentos e serviços e os restantes associados a infraestruturas), avaliados em função da escala de Likert de 5 pontos (1 = péssimo, 2 = mau, 3 = regular, 4 = bom e 5 = óptimo), constatou-se que 12 atributos obtiveram avaliação positiva, sendo as paisagens (com maior pontuação) e os atrativos naturais considerados atributos de classe A. O estudo revela que do ponto de vista dos residentes existem 8 factores que determinam a qualidade e imagem do destino turístico, com destaque para a disponibilidade de informação, lazer e saneamento nas praias (que explica 21.397% da variância total). Estes resultados poderão contribuir para o melhoramento das relações entre as comunidades residentes e visitantes, bem como apoiar no processo de tomada de decisão sobre as ações a serem criadas para garantir que o destino turístico atraia cada vez mais visitantes e que estes tenham óptima experiência de visitação.
Referências
ALMEIDA, P., MIRANDA, F.J., ELIAS-ALMEIDA, A. Aplicação da análise importância-valor aos componentes da imagem de um destino turístico. Tourism and Management Studies, v.8, p.65-77, 2012.
ALVES DA SILVA, C.M. A imagem dos destinos turísticos de montanha: olhares dos residentes e dos turistas. 2011. Tese (Doutoramento em Turismo) - Universidade do Aveiro, 2011.
ALVES DE SOUSA, M.E. Sinalização turística e percepção do espaço geográfico. Turismo – Visão e Ação, v.8, n.1, p.165-176, 2006.
ARAÚJO, M.G.M. (1997). Geografia dos povoamentos: uma análise geográfica dos assentamentos humanos rurais e urbanos. Universidade Eduardo Mondlane: Imprensa Universitária., 1997.
ARSAL, I., WOOSMAN, K.M., BALDWIN, E.D.; BACKMAN, S.J. Residents as travel destination information providers: an online community perspective. Journal of Travel Research, v.49, n.4, p.400-413, 2010. Doi: 10.1177/0047287509346856.
AZEVEDO, F.F., FIGUEIREDO, S.L., NÓBREGA, W.R.M., MARANHÃO, C.H.S. Turismo em foco: globalização e políticas públicas. In. AZEVEDO, F.F., FIGUEIREDO, S.L., NÓBREGA, W.R.M. e MARANHÃO, C.H.S. (Org.). Turismo em foco. Belém: Núcleo de Altos Estudos Amazónicos, 2013.
BACKER, E., LEISCH, F., DOLNICAR, S. Visiting friends or relatives? Tourism Management, v.60, p.56-64, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.11.007.
BICHLER, B.F. Designing tourism governance: the role of local residents. Journal of Destination Marketing & Management, v.19, 100389, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2019.100389.
CAMPO-MARTÍNEZ, S. e ALVAREZ, M.D. Country versus destination image in a developing country. Journal of Travel and Tourism Marketing, v.27, n.7, p.748-764, 2010.
CAMPO-MARTÍNEZ, S., GARAU-VADELL, J.B. e MARTÍNEZ-RUIZ, M.P. Factors affecting repeat visits to a destination: the influence of group composition. Tourism Management, v.31, n.6, p.862-870, 2010.
CERQUEIRA, C.A. e FREIRE, C.R.F. (2010). Fatores determinantes da oferta turística do município de Ilhéus (Bahia) na alta estação do ano de 2007. Turismo em Análise, v.21, n.1, p. 47-67, 2010.
CERVANTES, V.H. Interpretaciones del coeficiente Alpha de Cronbach. Avances en Medicion, v.3, p.9-28, 2005.
Chaulagain, S., Wiitala, J., Fu, X. The impact of country image and destination image on US tourists’ travel intention. Journal of Destination Marketing & Management, v.12, p.1-11, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2019.01.005.
CHOI, S.; FU, X. Hosting friends and family as a sojourner in a tourism destination. Tourism Management, v. 67, pp. 47-58, 2018.
COHEN, E. The tourist guide: the origins, structure and dynamics of a role. Annals of Tourism Research, v.12, p.5-29, 1985.
CRACOLICI, M.F., NIJKAMP, P. The atractiveness attractiveness and competitiveness of tourism destinations: a study of Southern Italian regions. Tourism Management, v.30, p.336-344, 2008. doi:10.1016/j.tourman.2008.07.006.
DAHLES, H. (2002). The politics of tour guiding: image management in Indonesia. Annals of Tourism Research, v.29, n.3, p.783-800, 2002.
ECHTNER, C. M. e RITCHIE, J. R. B. The meaning and measurement of destination image. Journal of Tourism Studies, v.14, n.1, p.37-48, 2003.
ECHTNER, C.M. RITCHIE, J.R.B. (1991). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, v.14, n.1, p.37-48.
EDWARDS, D.; CHENG, M.; WONG, I. A.; ZHANG, J.; Wu, Q. Ambassadors of knowledge sharing: co-produced travel information through tourist-local social media exchange. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 29, n.2, pp. 690-708, 2017.
FERRI, C., FREITAS, A. e FRANZA, F.L. Análise de aspectos de segurança físico-patrimonial e pessoal no empreendimento Ilha de Porto Belo. Turismo - Visão e Ação, v.9, p.127-135, 2002.
FESENMAIER, D. R., XIANG, Z., PAN, B., LAW, R. A framework of search engine use for travel planning. Journal of Travel Research, v.50, n.6, p.587-601, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/0047287510385466.
FIEGE, K., BOTHE, C., BREITENBACH, F., KIENAST, G., MEISTER, S. e STEUP, E. (2002). Gestão de zonas costeiras e turismo: contribuições para redução da pobreza, transformação de conflitos e proteção de meio ambiente em Inhambane/ Moçambique. Berlim: Centro de Treinamento Avançado em Desenvolvimento Rural., 2002.
FRATUCCI, A.C. Os lugares turísticos: territórios do fenómeno turístico. Revista GEOgraphia, v.II, n.4, p.121-133, 2000.
GALLARZA, M.G., SAURA, I.G., GARCÍA, H.C. Destination image: towards a conceptual framework. Annals of Tourism Research, v.29, n.1, p.56-78, 2012.
GHEDIN, L.M., SEVALHO, C.D., LEVEL, T.S, NASCIMENTO, J.B. Sinalização turística: uma proposta de uso turístico para a Serra do Tepequem. Actas do XIII Encontro de Geógrafos da América Latina, 25 a 29 de Julho de 2011. Universidade de Costa Rica. [URL]: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/download/1826/1731.
GOHR, C.F., SANTOS, L.C., VEIGA, M.F. A informação como um elemento chave para a qualidade do produto turístico: uma análise dos postos de informações turísticas do município de Florianópolis/SC. Perspectivas em Ciências da Informação, v.14, n.2, p.169-186, 2009.
GOMES DE MORAES, A. Sinalização e turismo: análise da sinalização turística existente no espaço turístico do pontal norte em Balneário Camboriú-SC. TURyDES, v.3, n.8, 2010. [URL]: http://www.eumed.net/rev/turydes/08/agm.htm.
GUEDES, N. e LEÃO, R. (2007). Elementos para análise da sinalização de pontos turísticos. GRAPHICA: 1-9.
HADINEJAD, A.; MOYLE, B.D.; SCOTT, N.; KRALJ, A.; NUNKOO, R. Residents’ attitudes to tourism: a review. Tourism Review, v.74, n.2, p. 157-172, 2019.
HALPENNY, E. A. Environmental behaviour, place attachment and park visitation: a case study of visitors to Point Pele National Park. Tese (Doutoramento), 2006. Canada: University of Waterloo.
HENRIQUES, C. Turismo, cidade e cultura: planeamento e gestão sustentável. 1 ed. Lisboa. Edições Silábo, 2003. 308 p.
HU, C. Diverse developments in travel tourism marketing: a thematic approach. International Journal of Contemporary Hospitality Management, v.8, n.7, p.33-43, 1996.
KESGIN, M., MURTHY, R.S. and POHLAND, L.W. Residents as destination advocates: the role of attraction familiarity on destination image. Journal of Hospitality and Tourism Insights, v.2, n.1, p. 55-74, 2019. Doi: https://doi.org/10.1108/JHTI-06-2018-0034.
KESGIN, M., MURTHY, R.S., POLAND, L. Residents as destination advocates: the role of attraction familiarity on destination image. Journal of Hospitality and Tourism Insights, v.2, n.1, p.55-74, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/JHTI-06-2018-0034.
KYLE, G., GRAEFE, A., MANNING, R., e BACON, J. (2004). Effects of place attachment on users' perceptions of social and environmental conditions in a natural setting. Journal of Environmental Psychology v.24, n.2, p.: 213-225., 2004.
LEASK, A. Visitor attraction management: a critical review of research 2009-2014. Tourism Management, v.57, p.334-361, 2016. Doi: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.06.015.
MAIA, M.H.A., RAMIRO DA SILVA, M.R. Do lugar de potencial turístico ao produto turístico de qualidade: a importância da avaliação da capacidade de carga dos territórios. CIENTÍFICA DR: Revista Científica da Faculdade Darcy Ribeiro, v3, p.83-92, 2012.
MALHOTRA, Y. (2002). Why knowledge management systems fail? Enablers and constraints of knowledge management in human enterprises. In: Holsapple, C. (Ed.). Handbook on knowledge management, p.577-599, 2002. Springer.
MARTINS, C.; RIBEIRO, J.C. Fatores de atração do turismo no Norte de Portugal: uma abordagem exploratória. Journal of Tourism & Development, v.35, p.53-72, 2021. Disponível em https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/24619/17677.
GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. Ministério do Turismo (2003). Plano estratégico para o desenvolvimento do turismo em Moçambique (2004-2013). 88p., 2003. Ministério do Turismo, Maputo, Moçambique. Disponível em: [URL]: http://www.mitur.gov.mz/extra/arquivo/docs/2012/Plano_Estrategico_pt_MITUR.pdf, acesso em: 13 de Setembro de 2022.
PAULA, T.M., VIANNA, S.L.G. A percepção dos gestores de lojas de souvenirs ao atrativo turístico Maria Fumaça – Região Uva e Vinho, RS. Revista de Turismo Contemporâneo, v.4, n.2, 2016. Doi: 10.21680/2357-8211.2016v4n2ID7823.
PÉREZ-NEBRA, A. R., TORRES, C. V. Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item. RAC Curitiba, v.14, n.1, p.80-99, 2010.
PESTANA, M.H. e GAGEIRO, J.N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS, 2008. Lisboa: Edições Silabo, 2008.
RAMKISSOON, H., NUNKOO, R. City image and perceived tourism impact: evidence from Port Louis, Mauritius. International Journal of Hospitality and Tourism Administration, v.12, n.2, p.123-143, 2011.
REISINGER, Y. e STEINER, C. Reconceptualising interpretation: the role of tour guides in authentic tourism. Current Issues in Tourism, v.9, n.6, p.481-498, 2006.
SALAS DE SCHETTER, M.G. O turismo cultural como estratégia para o desenvolvimento sustentável: o inventário de bens culturais em Inhambane. Actas da Conferência “Desenvolvimento e diversidade cultural em Moçambique: homogeneidade global, diversidade local”, 17 e 18 de Novembro de 2012. Universidade Eduardo Mondlane: Centro de Estudos Africanos.
SANTANA, L.D., GOSLING, M.S. Unique image of a destination: exclusive attributes of the destination of Ilhéus, BA, Brazil. Revista Turismo em Análise, v.28, n.1, pp. 71-90, 2017.
SHEN, K., YANG, J., GENG, C. How residents' attitudes to tourists and tourism affect their pro-tourism behaviours: the moderating role of Chinese traditionality. Frontiers in Psychology, v.12, 792324, 2022. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.792324.
STYLIDIS, D. Residents’ destination image: a perspective article. Tourism Review, v.75, n.1, p. 228-231, 2020. https://doi.org/10.1108/TR-05-2019-0191.
STYLIDIS, D. Residents’ destination image: a perspective article. Tourism Review, v. 75, n.1, pp. 228-231, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/TR-05-2019-0191.
STYLIDIS, D. Residents’ place image: a cluster analysis and its links to place attachment and support for tourism. Journal of Sustainable Tourism, v.26, p.1007-1026, 2018. Doi: 10.1080/09669582.2018.1435668.
STYLIDIS, D., BIRAN, A., SIT, J., SZIVAS, E. Residents' support for tourism development: the role of residents' place image and perceived tourism impacts. Tourism Management, v.45, p.260-274, 2014.
STYLIDIS, D., SHANI, A., BELHASSEN, Y. Testing an integrated destination image model across residents and tourists. Tourism Management, v.58, p.184-195, 2017.
STYLIDIS, D., SIT, J., BIRAN, A. An exploratory study of residents’ perception of place image: the case of Kavala. Journal of Travel Research, v.55, n.5, p.659-674, 2016. DOI: 10.1177/0047287514563163.
STYLIDIS, D.; CHERIFI, B. Characteristics of destination image: visitors and non-visitors’ images of London. Tourism Review, v.73, n.1, pp. 55-67, 2018.
SWARBROOKE, J., HORNER, S. O comportamento do consumidor no turismo, 2002. São Paulo: Aleph, 2002.
TAN, W-K., WU, C-E. An investigation of the relationships among destination familiarity, destination image and future visit intention. Journal of Destination Marketing & Management, v.5, n.3, p. 214-226, 2016. Doi: https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2015.12.008.
THOMPSON, M.; CASSIDY, L.; PRIDEAUX, B.; PABEL, A.; ANDERSON, A. Friends and relatives as a destination information source. Advances in Hospitality and Leisure, v.13, p. 111-126, 2017.
VASSILIADIS, G., SIOMKOS, G. e MYLONAKIS, J. Sporting and recreational services demand constraints in ski centres: a segmentation research study based on the annual frequency of arrivals. International Journal of Sport Management and Marketing, v.1, n.4, p.411-428, 2006.
WOOSNAM, K.M., STYLIDIS, D., IVKOV, M. Explaining conative destination image through cognitive and affective destination image and emotional solidarity with residents. Journal of Sustainable Tourism, v.28, n.6, p.917-935, 2020. Doi: https://doi.org/10.1080/09669582.2019.1708920.
XU, J., HUI, C.K.T., ELAINE, A.H.C. Hong Kong’s destination image in the eyes of residentes. Journal of China Tourism Research, v.11, n.4, p.440-460, 2015. Doi: 10.1080/19388160.2015.1111182.
ZACARIAS, D.A. Avaliação da capacidade de carga turística para gestão de praias em Moçambique: o caso da Praia do Tofo. Revista da Gestão Costeira Integrada, v.13, n.2, p.205-214, 2013.
ZAVALE, G.J.B. Municipalismo e poder local em Moçambique, 2011. Maputo: Escolar Editora.
ZEUGNER-ROTH, K.P., ŽABKAR, V. Bridging the gap between country and destination image: assessing common facets and their predictive validity. Journal of Business Research, v.68, p.1844-1853, 2015.
ZHANG, H., FU, X., CAI, L.A., LU, L. Destination image and tourist loyalty: a meta-analysis. Tourism Management , v.40, p.213-223, 2014.