FANY MPFUMO: migração, discografia e o álbum conceptual Nyoxanini
Resumo
Neste trabalho são apresentados os resultados parciais do levantamento sistemático da discografia do histórico músico e compositor moçambicano Fany Mpfumo (1929 – 1987). Partindo da premissa que Fany Mpfumo, pela sua música e popularidade é um artista largamente conhecido em Moçambique, muito especialmente junto da comunidade musical, estabelece-se a seguinte questão: de que modo a condição migrante de Fany Mpfumo contribuiu para o desconhecimento da sua produção discográfica no seio da comunidade musical moçambicana? Fany, durante a sua carreira musical residiu na cidade de Joanesburgo, África do Sul entre 1947 e 1973, onde atingiu o sucesso musical tendo gravado para a EMI-His Master Voice. Regressou a Moçambique em 1973 e até a data da sua morte gravou para as principais gravadoras moçambicanas da época, a Vidisco Moçambique, a Radio Moçambique e a Produções 1001. As gravadoras Vidisco Moçambique e a Rádio Moçambique lançaram, a título póstumo, no ano de 1999 o primeiro disco compacto de Fany Mpfumo, Nyoxanini. Apoiando-me das abordagens sobre discografia e álbum conceitual de Alessandri (2011), Burns (2016) Shuker (2014) e Ulhôa (2007) analiso a discografia e o álbum conceitual Nyoxanini de Fany Mpfumo. O presente trabalho pauta metodologicamente pela pesquisa bibliográfica e documental com enfoque em análise qualitativa.
Referências
BADENHORST, C., e Mather, C. Tribal recreation and recreating tribalism: Culture, leisure and social control on South Africa’s gold mines, 1940-1950. Journal of Southern African Studies, v. 23, n. 3, p. 473–489. 1997. https://doi.org/10.1080/030
57079708708551
BAILY, J., e Collyer, M. Introduction: Music and migration. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 32, n.2, pp. 167–182. 2006. https://doi.org/10.1080/13
691830500487266
BOHLMAN, P. V. Central European Jewa in Israel: The Reurbaniozation of Musical Life in an Immigrant Culture. Yearbook for Traditional Music, v. 16. Cambridge University Press. pp. 67-83, 1984. http: www.jstor.com/stable/768203
BOHLMAN, P. V. When Migration Ends, When Music Ceases. The journal Music and Arts in Action v.3, n.3, pp. 148–165, 2011.http://musicandartsinaction.net/index.php/maia/article/view/musicandmigration
BURNS, L. The concept album as visual-sonic-textual spectacle: The transmedial storyworld of coldplay’s mylo xyloto. IASPM Journal, v.6, n. 2, p. 91–116, 2016. https://doi.org/10.5429/2079-3871(2016)v6i2.6en
CHEMANE, J. A. A study on the creative processes of ngalanga traditional music and dance from Mozambique: Expressions of the Mozambican Chopi immigrant community of Clermont Township in Durban. University of Kwazulu-Natal, p. 141, 2018.
CIDRA, R. Música, Poder e Diáspora: uma etnografia e história entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal. Universidade Nova de Lisboa, 2011. 425p.
COPLAN, D. The Urbanization of African Music: Some Theoretical Observations. Popular Music, v. 2, Theory and Method, Cambridge University Press. P.112-129, 1982. Http://www.jstor.com/stable/852978
CORTE-REAL, M. (ed.) Migrações nº 7: Música e Migração. Lisboa: Observatório da Imigração, ACIDI I.P, p. 298, 2010.
DISCOGS. Exploring Fany Mpfumo. Discogs. 2021. https://www.discogs.com
/search/?q=Fany+Mpfumo&type=all. Acesso: 25/02/2021
ERLMANN, V. Migrantion and Performance: Zulu Migrant Workers Isicathamiya Performance in South África, 1890-1950. Ethnomusicology, University of Illinois Press v. 34, n.2, pp. 199-200, 1990. http//www.jstor.com/stable/851683
FORTE, J. Jovens imigrantes africanos moçambicanos em Portugal - Portugal, sociedade de acolhimento ou de exclusão? Consequências. Lisboa: Instituto Universitario de Lisboa. p. 62, 2017. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/13741
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas? 14. São Paulo. pp. 1 – 14, 2012 http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/38881088/como_classificar_pesquisas.pdf?
HARRIES, P. Work, Culture, and Identity: Migrant Laborers in Mozambique and South Africa, c. 1860-1910. In Social History of Africa, v.38, n.2, p. 305, 1994. Pearson Education. https://doi.org/10.2307
/525333
HERNANDEZ, H. R. G. Ma(d)jermanes: passado colonial e presente diasporizado. Reconstrução etnografica de um dos ultimos vestigios do Socialismo colonial europeu. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. p. 294, 2011.
IMPEY, A. Popular Music In Africa. In R. M. Stone (Ed.), The Garland Handbook of African Music (Second). Routledge. pp. 124 – 147, 2008. https://doi.org/10.4324/9780203927878
ISSAK, A. M. Fany Phumo: O Rei Sem Coroa (28.Outubro. 1929 - 03.Novembro.1987). In TP50 (Ed.), Songbook Fany Pfumo. Colecção Tempo dos Tocadores I. Khuzula. pp. 1–10, 2018.
KIWAN, N. e MEINHOF, U. Music and Migration: A Transnational Approach. Music and Arts in Action. v.3, n.3, pp. 1-20, 2011. http://musicandartsinaction.
net/index.php/maia/article/view/musicandmigration
KHAN, S. African Mozambican Immigrants:narrative of immigration and identity, and acculturation strategies in Portugal and England. University of Warwick. p. 249, 2003.
KHAN, S. Somos uma raça com duas pátrias. Imigrantes Afro-Moçambicanos: Narrativas de Vida e Identidade, e Percepções de um Portugal pós-colonial. VIII Congresso Luso-Afro- Brasileiro de Ciências Socias. Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Coimbra. p. 1-25, 2004.
KOVACIC, M. e HOFMAN, A. Music, Migration and Minorities: Perspectives and Reflections. Musicological Annual, v.55, n.2, pp. 5-17. 2019. https://doi.org/10.4312/mz.55.2.5-1711
KRÜGER, S., & Trandafoiu, R. Touristic and Migranting Musics in Transit. In S. Kruger e R. Trandafoiu (Eds.), The Globalization of Musics in Transit: Music Migration and Tourism, pp. 1–338. 2014. Routledge Studies In Ethnomusicology. https://doi.org/10.43
24/9780203082911
LAKATOS, E. M., e Marconi, M. de A. Metodologia do Trabalho Cientifico. 4a Ed. São Paulo. Editora Atlas S.A, p. 214, 1992.
LARANJEIRA, R. A Marrabenta: Sua Evolução e Estilização, 1950-2002. Universidade Eduardo Mondlane. p. 78, 2005.
LARANJEIRA, R. A Marrabenta: Sua Evolução e Estilização, 1950 – 2002. Minerva Print. p. 167, 2014.
LITSURE, H. F. A identidade Tsonga-Changana no contexto da identidade nacional moçambicana: Construção e representação. Universidade de Lisboa. p.260, 2020.
LUBKEMANN, S. C. The Transformation of Transnationality among Mozambican Migrants in South Africa. Canadian Journal of African Studies / Revue Canadienne Des Études Africaines, v. 34, n.1, pp. 41–63. 2000. https://doi.org/10.1080/00083968.2000.10751184
MACULUVE, R. A discografia em Moçambique no pós-independência. In Meigos, F. M. (Ed.), Kulimar V: 4O Anos das Independências africanas, desenvolvimento artístico e cultural: do passado ao presente, do presente ao futuro. Instituto Superior de Artes e Cultura - ISArC. pp 23 – 33. 2018.
MATSINHE, A. M. Música Popular e Identidade: Subsidios Para o Estudo da Identidade na Música de Fany M´Pfumo (1976-1986). Universidade Eduardo Mondlane. p. 51. 2005.
MATUSSE, S. Fany Mpfumo e outros Ícones. Ciedima Lda. 2013.
MIGUEL, A. F. Skopeologias. Música e saberes sensíveis na construção partilhada do conhecimento. Universidade de Aveiro. p. 271, 2016. https://www.researchgate.net/publication/309809552
MONTEIRO, C. Campo musical Cabo-Verdiano na Área Metropolitana de Lisboa: protagonistas, identidades e música migrante. Instituto Universitario de Lisboa. p. 381, 2009. https://repositorio-iul.iscte.pt/handle/10071/2787
MUANAMOHA, R. C., Maharaj, Brij., & Preston-Whyte, Eleanor. Social networks and undocumented Mozambican migration to South Africa. Geoforum, v.41, n.6, pp. 885–896. 2010. https://doi.org/10.1016
/j.geoforum.2010.06.001
MULLER, I. V. Mobilidade compulsória e formação profissional de jovens moçambicanos na “escola da amizade” de Stassfurt - Republica Democrática Alemã. Revista Vernáculo, v.30, pp. 162–181. 2012. https://revistas.ufpr.br/vernaculo/
article/view/35007
MUNGOI, D. Identidades viajeiras : família e transnacionalismo no contexto da experiência migratória de moçambicanos para as minas da terra do Rand, África do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/22981%5Cnhttp://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22981/1/000738083.pdf
NATIVEL, D. Les musiciens, médiateurs d’échanges culturels entre Mozambique et Afrique du Sud: Sur quelques effets culturels de migrations anciennes. Afrique Contemporaine, v.254, n.2, pp. 57–72. 2016. https://doi.org/10.3917/afco.25
4.0057
NETTL, B. Eight Urban Musical Cultures: Traditions and change. Urbana: University of Illinois Press. pp 3-18. 1978.
NEVES, J. M. Economy society and Labour Migration in Central Mozambique, 1930-c. 1965: A case study of Manica province. University of London. 1998.
OPPENHEIMER, J. Magermanes: os trabalhadores moçambicanos na antiga República Democrática Alemã. Lusotopie, v.11, n. 11, pp. 85–105. 2004.
PEIXOTO, J. Da era das migrações ao declínio das migrações? A transição para a mobilidade revisitada. Revista Interdisciplinar de Da Mobilidade Humana, v.27, pp. 141–158. 2019. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/1980-85852503880005709
PROENÇA de Campos, M. et al. The immigrant population from Mozambique in Lisbon: Updated mitochondrial DNA portrait. Forensic Science International: Genetics Supplement Series, v.6 , pp 298 – 300. September 2017. https://doi.org/10.1016/j.fsigss.2017.09.134.
RAIMUNDO, I. Migration Management: Mozambique’s Challenges and Strategies. In Aderanti Adepoju, Ton Van Naerssen and Annelies Zoomers (org), International Migration and National Development in sub-Saharan Africa, pp. 91-116. 2008.
RAIMUNDO, I. Gender , Choice and Migration Household Dynamics and Urbanisation in Mozambique. University of the Witwatersrand. 2009a. http://wiredspace.wits.ac.za/bitstream/handle/10539/7585/Ines
RAIMUNDO, I. International Management and Development in Mozambique: What strategies? International Migration, 47 (3), pp. 93-122. 2009b.
RAIMUNDO, I. Migrações em Moçambique: reflexões sobre uma Política de Migração. Estudos Moçambicanos, v.22, n,1, pp. 65-90. 2011.
RIBEIRO, J. Inquietação, memoria e afirmação no batuque: música e dança cabo-verdiana em Portugal. Universidade de Aveiro. 2012. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/7559/1/246480.pdf
RITA-FERREIRA, A. Os Africanos de Lourenço Marques 1967 - 1968. Separata de Memorias do Instituto de Investigação Cientifica de Moçambique. 1968.
RITA-FERREIRA, A. O Regresso de Fany Pfumo. Noticias, pp. 2–4. 1973. http://www.antoniorita-ferreira.com/
pt/editoriais-em-journais-periodicosim
prensa-nao-cientifico/27-o-regresso-de-fany-mpfumo
RITA-FERREIRA, A. . Recentes contributos para o estudo do trabalho migratorio de Moçambique para a Africa do Sul. In Cadernos do Noroeste. 1991.
SÁ-SILVA, J., ALMEIDA, C. e GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teoricas e metodologicas. Revista Brasileira de Historia & Ciências Sociais, 1o edição, p. 15. 2009. https://doi.org/
10.3109/00016344409155299
SAMPIERI, R., CALLADO, C., & LUCIO, M. Metodologia De Pesquisa. 5a ed. Penso Editora, Ltd. Porto Alegre: Penso. 2013.
SANTANA, E. Moçambicanidades Disputadas: os ciclos de festas da independencia de Moçambique e da comunidade moçambicana em Lisboa. Fim de Século. Lisboa. 2011.
SARDO, S. Guerras de Jasmim e Mogarim: música, identidade e emoções em goa. Texto Editores. Alfragide. 2010.
SARDO, S. Proud to be a Goan: memórias coloniais, identidades poscoloniais e música, in CÔRTE-REAL, Maria de São José (org.), Revista Migrações - Número Temático Música e Migração, Outubro 2010, n.o 7, Lisboa: ACIDI, pp. 55-71. 2010ª.
SASAKI, E., & Assis, G. Teorias das Migrações Internacionais. XII Encontro Nacional Da ABEP, pp. 1–19. 2000. http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/2000/Todos/migt16_2.pdf
SCHRAMM, A. Explorations in Urban Ethnomusicology: Hard Lessons from the Spectacularly Ordinary, Yearbook for Traditional Music, v. 14., Cambridge University Press. pp. 1-14. 1982. http: www.jstor.com/stable/768067.
SHUKER, R. Popular Music Culture: The Key Concepts. In Roy. Shuker (Ed.), Popular Music Culture: The Key Concepts. 2. Ed. New York: Routledge. 2014. https://doi.org/10.4324/9780203088166
SOPA, A. A Alegria É Uma Coisa Rara - Subsídios para a Historia da Música Popular Urbana em Lourenço Marques (1920-1975). Marimbique, Conteúdos e Publicações, Lda. 2014. https://doi.org/7939/RLINLD/2013
STEWART, P. The centrality of labor time in South African gold mining since 1886. Labor History, 57(2), pp. 170–192. 2016. https://doi.org/10.1080/0023656X.2016.1161137
TURINO, T. (1984). The Urban-Mestizo Charango Tradition in Southern Peru: A Statement of Shifting Identity. Ethnomusicology, v. 28, n.2, pp. 253-270. 1984. University of Illinois Press. http://www.jstor.com/stable/850760
TURINO, T. The Music of Andean Migrants in Lima, Peru: Demographics, Social Power, and Style. Latin American Music Review, University of Texas Press. Vol. 9, (2), pp. 127- 150. 1988. http://www.jstor.com/stable/78029
ULHÔA, M. A música popular gravada: modinhas e lundus. Projecto Musica Gravada, 7. 2007 http://docplayer.com.br/75899357-A-musica-popular-gravada-modinhas-e-lundus-martha-tupinamba-de-ulhoa.html
VIDAL, D. Vivre sur fond de frontières:Les migrants du Mozambique à Johannesburg. 2008 Cultures & Conflits, v. 72, n.4, pp. 101–117. https://doi.org/10.4000/conflits.17301.