REVISÃO POR PARES ABERTA: panorama das revistas no campo da saúde
Resumo
O trabalho propõe-se a identificar as revistas em acesso aberto indexadas no Directory of Open Access Journals (DOAJ) que adotam o sistema de revisão aberta. Na data de 12 de dezembro de 2021 estavam inseridos no DOAJ 17.213 revistas, onde 185 revistas estavam indexadas sob o filtro ‘open peer review’, ou seja, 1 por cento do total das revistas no DOAJ são indexadas com o sistema de revisão aberta por pares. Foram encontradas 5 revistas nacionais indexadas pela DOAJ que adotam o sistema de revisão aberta. Foi elaborado e encaminhado para essas revistas um formulário de perguntas, onde tivemos o retorno de uma. Nos chamou a atenção dentre a resposta do formulário a que considerava sobre a exposição do revisor, uma vez que sua identidade é conhecida, caso haja conflito de interesse, este declina e um novo convite para revisão é feito. Conclui-se, baseado nos dados coletados, que esse novo modelo ainda se apresenta de forma tímida e pouco difundida entre as revistas nacionais e na maioria das revistas internacionais. Exceto para as revistas do Reino Unido que apresentam um número expressivo de revistas com revisão por pares aberta, seguido dos Estados Unidos.
Referências
MABE, M., MULLIGAN, A. What Journal Authors Want. New Review of Information Networking, v. 16, n.1. 2011. https://doi.org/10.1080/13614576.
2011.574495.
SMITH, R. Peer review: a flawed process at the heart of science and journals. Journal of the Royal Society of Medicine, v. 99, n.4. p. 178-182. 2006.