Número e género nominais no desenvolvimento das interlínguas de aprendentes do português europeu como língua estrangeira
Resumo
No presente estudo comparam-se os padrões de aquisição, por um mesmo grupo de 90 aprendentes do português europeu como língua estrangeira (PLE) (falantes de espanhol, alemão e chinês como LM), das propriedades formais (morfossintáticas) de duas categorias gramaticais relevantes para os nomes da língua‑alvo (LA), i.e., o género e o número. Parte-se da constatação de que o género e o número, sendo categorias com propriedades e funcionamentos comparáveis, têm, ainda assim, características específicas. O número é uma categoria semanticamente motivada, com manifestações morfossintáticas altamente regulares, consistentes e transparentes. Já a atribuição do género nominal (do qual depende a concordância sintática) se caracteriza por um elevado grau de assistematicidade e de opacidade na LA. Partindo da assunção, ainda relativamente pouco explorada na literatura, de que tais características do input se repercutem na facilidade/dificuldade relativa com que os aprendentes adquirem cada uma das estruturas, os dados empíricos analisados (quer produções convergentes, quer produções divergentes da gramática da LA), extraídos de um corpus de produções escritas autênticas de aprendentes de PLE, são compatíveis com a sua validação. O intuito fundamental da investigação é gerar descrições dos padrões de desenvolvimento típico de aprendentes de PLE em contexto instrucional e elucidar, deste modo, quer docentes, quer autores de materiais instrucionais sobre o que se pode e se deve esperar relativamente ao conhecimento (inter)linguístico em construção, ao longo do desenvolvimento dos aprendentes.
Referências
BIRDSONG, D. Age and Second Language Acquisiton and Processing: A Selective Overview. Language Learning, v. 56, n.1, p. 9-49, 2006.
CÂMARA Jr., J. M. Estrutura da língua portuguesa. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
CARVALHO, J. G. H. Teoria da linguagem. Vol. 2: Natureza do fenómeno linguístico e análise das línguas. Coimbra: Coimbra Editores, 1981.
CAVELE, S. A. Cancelamento da marca de género feminino no adjectivo do português oral do Maputo, 1999. Monografia (Licenciatura em Linguística) - Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 1999.
CHAVAGNE, J.-P. La langue portugaise d'Angola, 2005. Tese (Doutoramento [em linguística]) - Université Lumière Lyon 2, Lyon, 2005.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições ASA, 2001.
COMPANHIA, C. A. Uso da morfologia flexional de número em sintagmas nominais plurais na interlíngua de crianças da 3ª classe. Monografia (Licenciatura em Linguística) - Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2001.
CORBETT, G. Gender. Cambridge: Cambridge University Press,1991.
CORDER, S. P. La importancia de los errores del que aprende una lengua segunda. In: LICERAS, J. M. (org). La adquisición de las lenguas extranjeras: hacia un modelo de análisis de la interlengua. Madrid: Visor, 1992. p. 31-40. Tradução espanhola do original inglês de 1967.
DE KEYSER, R. Skill Acquisition Theory. In: VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. (eds). Theories in Second Language Acquisition: an introduction. New York: Routledge, 2008. p. 97-113.
DZECO, J. J. Estratégias didácticas adoptadas pelos professores para o ensino da concordância nominal em número nas escolas primárias moçambicanas localizadas nas zonas rurais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Português como Língua Segunda) - Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2011.
ELLIS, N. C. Optimizing the Input: Frequency and Sampling in Usage-based and Form-focused learning. In: LONG, M. H.; DOUGHTY, C. (orgs). The Handbook of Language Teaching. Malden: Blackwell, 2011. p. 139-157.
ELLIS, N. C. The Associative-Cognitive CREED. In: VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. (eds). Theories in Second Language Acquisition: an introduction. New York: Routledge, 2008. p. 77-95.
ELLIS, N. C.; SCHMIDT, R. Rules or Associations in the Acquisition of Morphology? The Frequency by Regularity Interaction in Human and PDP Learning of Morphosyntax. Language and Cognitive Processes, v.13, n.2-3, p. 307-336, 1998.
ELLIS, R. Principles of Instructed Language Learning. System, v.33, p. 209 - 224, 2005.
FERREIRA, T.S. Padrões na aquisição/ aprendizagem da marcação do género nominal em português como L2. Dissertação (Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011.
FIGUEIREDO, C. F. G. A Configuração do SN Plural do Português Reestruturado de Almoxarife – S. Tomé. Revista de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola, v.1, n.1, p. 28-55, 2009.
FRANCESCHINA, F. Fossilized second language grammars: the acquisition of grammatical gender. Amsterdam: John Benjamins, 2005.
GODINHO, A. P. A aquisição da concordância de número e a sua relação com a aquisição da concordância de género: um estudo realizado com aprendentes chineses de português L2. In: MARÇALO, M. J.; LIMA-HERNANDES, M. C.; ESTEVES, E.; FONSECA, M. C.; GONÇALVES, O.; VILELA, A. L.; SILVA, A. A. (orgs). Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora Universidade de Évora, 2010. p. 28-55.
GONÇALVES, P. Perfil linguístico dos estudantes universitários: áreas críticas e instrumentos de análise. In: GONÇALVES, P. (org). O Português escrito por estudantes universitários: descrição linguística e estratégias didáticas. Maputo: Texto Editores, 2010. p. 15-49.
GONÇALVES. P. Tipologia de “erros” do português oral de Maputo: um primeiro diagnóstico. In: STROUD, C.; GONÇALVES, P. (orgs). Panorama do Português Oral de Maputo. Vol. 2: A construção de um banco de “erros”. Maputo: Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação, 1997. p. 37-67.
INVERNO, L. Contact-induced restructuring of Portuguese morphosyntax in interior Angola. Evidence from Dundo (Lunda Norte). 2009. Dissertação (Doutoramento em Linguística Portuguesa) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009.
JON-AND, A. Variação, contato e mudança linguística em Moçambique e Cabo Verde: a concordância variável de número em sintagmas nominais do português. Dissertação (Doutoramento) - Universidade de Estocolmo, Estocolmo, 2011.
JON-AND, A. Concordância variável de número no SN no português L2 de Moçambique - Algumas explicações sociais e linguísticas. Revista de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola, v.2, p. 28-50, 2010.
LARSEN-FREEMAN, D. e LONG, M. An Introduction to Second Language Acquisition Research. Harlow: Addison Wesley Longman, 1991.
LEIRIA, I. Léxico, aquisição e ensino do Português europeu língua não materna. Lisboa: FCG/FCT, 2006.
LEIRIA, I. Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino. Idiomático. Revista Digital de Didáctica de PLNM. Centro Virtual Camões, nº 3, 2004.
LI, C. N.; THOMPSON, S. A. Mandarin Chinese: A functional reference grammar. Berkeley: University of California Press, 1981.
LONG, M. H. Methodological Principles for Language Teaching. In: LONG, M. H. e DOUGHTY, C. (orgs). The Handbook of Language Teaching. Malden: Blackwell, 2011. p. 373-394.
LONG, M. H. Stabilization and Fossilization in Interlanguage Development. In: DOUGHTY, C. J.; LONG, M. H. (eds). The Handbook of Second Language Acquisition. Malden: Blackwell, 2003. p. 487-535.
MARIOTTO, E. e LOURENÇO-GOMES, M. C. Análise de erros na escrita relacionados à aprendizagem da concordância de gênero por falantes nativos do inglês, aprendentes de português europeu como língua estrangeira. In: SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (SIMELP), 4. 2013. Anais... Goiânia: Faculdade de Letras/UFG, Goiânia, 2013. p. 1278-1285, 2013. Disponível em http://www.simelp.l etras.ufg.br/anais/simposio_26.pdf2013
MARTINS, C. O Corpus de Produções Escritas de Aprendentes de PL2 (CELGA). Caracterização e desenvolvimento de uma infraestrutura de investigação. In: BIZARRO, R.;
MOREIRA, M. A.; FLORES, C. (org). Português Língua Não Materna: Investigação e ensino. Lisboa: Lidel, 2013. p.70-79.
MORGAN-SHORT, K. et al. Declarative and procedural memory as individual differences in second language acquisition. Bilingualism: Language and Cognition, v.17, n.1, p. 56 - 72, 2014.
NASCIMENTO, M. F et al. Aspectos de unidade e diversidade do português: as variedades africanas face à variedade europeia. Veredas, v. 9, p. 35-60, 2008.
NASCIMENTO, M. F. B. (org). CORLEX: Léxico Multifuncional Computorizado do Português Contemporâneo. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 2003. Disponível em: http://www.clul.ul.pt /en/resources/88-project-multifunctional-computational-lexicon-of-contemporary-portuguese-r
PARADIS, M. A Neurolinguistic: theory of bilingualism. Amsterdam: John Benjamin Publishing, 2004.
PERES, J. A. Semântica do sintagma nominal. In: RAPOSO E.B.P; NASCIMENTO, M.F.B.; MOTA, M.A.C.; SEGURA, L.; MENDES, A. (orgs). Gramática do Português, vol. I. Lisboa: FCG, 2013. p. 71-81.2013
PERES, J. A.; MÓIA, T. Áreas críticas da língua portuguesa. Lisboa, Caminho, 1995.
PIENEMANN, M. Processability Theory. In: VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. (eds). Theories in Second Language Acquisition: an introduction. New York: Routledge, 2008. p. 137-154.
PIENEMANN, M. Language processing capacity. In: DOUGHTY, C. J.; LONG, M. H. (eds). The Handbook of Second Language Acquisition. Malden: Blackwell, 2003. p. 679-714.
ROBINSON, P. Attention and Memory during SLA. In: DOUGHTY, C. J.; LONG, M. H. (eds). The Handbook of Second Language Acquisition. Malden: Blackwell, 2003. p. 631-678.
SAGARRA, N.; HERSCHENSOHN, J. Asymmetries in Gender and Number Agreement Processing in Late Bilinguals. In: ORTIZ-LÓPEZ, L. A. (org). Selected Proceedings of the 13th Hispanic Linguistics Symposium. Somerville: Cascadilla Proceedings Project, 2011. p. 169-177.
ULLMAN, M. T. Contributions of Memory Circuits to Language: the Declarative/Procedural Model. Cognition, v. 92, p. 231-270, 2004.
VAN PATTEN, B. Input Processing in Adult Second Language Acquisition. In: VAN PATTEN, B.; WILLIAMS, J. (eds). Theories in Second Language Acquisition: an introduction. New York: Routledge, 2008. p. 115-135.
VILLALVA, A. Estruturas morfológicas: unidades e hierarquias nas palavras do português. Lisboa: FCG/FCT, 2000.
WHITE, L. On the Nature of Interlanguage Representation: Universal Grammar in the Second Language. In: DOUGHTY, C. J.; LONG, M. H. (eds). The Handbook of Second Language Acquisition. Malden: Blackwell, 2003. p. 19-42.