Estratégias da propaganda política nas eleições presidenciais de 2009
Resumo
O artigo analisa a propaganda político-eleitoral na televisão para as eleições presidenciais de 2009, como também discute a relação entre os meios de comunicação e a política, no contexto multipartidário moçambicano. Com base no método de análise do discurso, no arcabouço teórico de Fairclough (2001) e Laclau (1985) sobre as suas teorias do discurso, e com o aporte conceptual da semiótica discursiva, o estudo procura compreender a lógica do discurso político dos candidatos à Presidente da República, o tipo de estratégias discursivas que os enunciadores dos programas eleitorais investiram para estabelecer contratos comunicacionais com os enunciatários, de forma a conquistar a adesão do eleitor ao voto. Trata-se de um estudo preliminar que tem, também, o intuito de desvendar os regimes de visibilidade e de interacção construídos por esses programas para convencer os potenciais eleitores a participarem do processo eleitoral. O corpus da pesquisa é constituído por programas eleitorais dos candidatos à Presidência da República: Armando Guebuza da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique); Afonso Dhlakama da RENAMO (Resistência Nacional de Moçambique); e Daviz Simango do MDM (Movimento Democrático de Moçambique) transmitidos no horário gratuito de propaganda eleitoral, designado Tempo de Antena, na Televisão de Moçambique (TVM).
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