PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E INVESTIGADORES DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE, EM RELAÇÃO AO AUTO ARQUIVO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E ACADÉMICAS NO RIUEM

  • Irzelinda Cangy Mussá Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Alda Rafael Maússe Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Alda Cossa Manhiça Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Maria Abigail Marrengula Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Horacio Francisco Zimba Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Palavras-chave: Acesso aberto, auto-arquivo, Repositório Institucional da UEM

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos docentes e investigadores da Universidade Eduardo Mondlane, em relação ao auto arquivo de publicações científicas e académicas no Repositório institucional da UEM (RIUEM). De forma específica a pesquisa pretende perceber até que ponto os docentes e investigadores da UEM usam o RIUEM, se conhecem e efectuam o auto arquivo dos seus trabalhos no RIUEM, e quais são os factores que dificultam o auto arquivo dos documentos no RIUEM. Este artigo apresenta um estudo exploratório e descritivo, com recurso ao questionário como técnica de recolha de dados. Os resultados mostram que os docentes e investigadores da UEM conhecem o RIUEM, porém fazem pouco uso do mesmo, eles buscam informações com a finalidade de actualizar os conhecimentos na sua área de pesquisa, aceder a produção científica publicada por autores vinculados a Universidade, e ter acesso a conteúdos para a realização dos seus trabalhos académicos-cientificos. Os resultados mostram igualmente que os autores não efectuam o auto arquivo dos seus documentos no RIUEM, apenas optam pelo depósito de Teses e Dissertações com apoio ou intermediação dos bibliotecários. Factores como a falta de conhecimento deste serviço aliado ao desconhecimento da política/regulamento do RIUEM, bem como a obrigatoriedade de uso do email institucional se mostraram como os principais que inibem o auto arquivo dos documentos no RIUEM pelos docentes e investigadores da UEM.

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Publicado
2025-04-12