A CAPTURA DE DADOS NO CONTEXTO DE WEBINÁRIO ASSOCIADO COM O “PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA”
Resumo
A Ciência dos Dados possibilita a transdução dos dados em informação para o processo de tomada de decisão. Diversas instituições públicas e/ou privadas passam a fazer uso dos dados provenientes de investigações científicas em suas gestões, o que reforça a importância da garantia da qualidade dos dados. Em 2021 o Programa Dinheiro Direto da Escola iniciativa fomentada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação realizou o Webinário PPDE Ações Integradas, o qual orientou e esclareceu dúvidas sobre as melhores práticas para utilização dos recursos recebidos. As comunidades associadas com as escolas participantes do programa, foram convidadas a enviar suas dúvidas através de um questionário online. A pesquisa busca desvendar quais e como foram realizados os procedimentos para a garantia da qualidade dos dados provenientes da aplicação dos questionários do Webinário PPDE Ações Integradas da região nordeste. Verificou-se a importância do controle de consistência nos dados capturados. Campos cujo preenchimento foram apresentados de forma livre, deveriam ser disponibilizados para a comunidade como um conjunto de opções fechadas quando possível. Além da necessidade do desenvolvimento de um vocabulário controlado para garantir a consistência dos termos usados em todas as instâncias relacionadas com a captura de dados no contexto do PDDE.
Referências
BRASE, J., & FARQUHAR, A. Access to research data. D-Lib Magazine, v.17, n.1/2. 2011. http://doi.org/10.1045/january 2011-brase
PICCOLO, D. M. et. al.. (). Qualidade de dados em gestão de dados de pesquisa: um estudo bibliométrico. Em Questão,28(1), 159–184. 2021. https://doi.org/10.19132/ 1808-5245281.159-184
RAUTENBERG, S., & CARMO, P. R. V. do. Big data e ciência de dados: complementariedade conceitual no processo de tomada de decisão. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, v.13. n.1, 56–67. 2019. https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n1.06.p56
SANT’ANA, R. Ciclo de vida dos dados: uma perspectiva a partir da ciência da informação. Informação&Informação, v.21. n-2, p.116–142. 2016. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n2p116
SILVA, L. C., SANTAREM SEGUNDO, J. E., &SILVA, M. F. Princípios FAIR e melhores práticas do Linked Data na publicação de dados de pesquisa. Informação & Tecnologia (ITEC), v.5. n.2, p.81-103. 2018. https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n2.44812
TENOPIR, C., et. al. Changes in Data Sharing and Data Reuse Practices and Perceptions among Scientists Worldwide. PLoSOne, v.10, n.8, p.1-24. 2015. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0134826
WILKINSON, M. et al. () The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship. Scientific Data, v.3, n.60018, p.1-9. 2016. http://doi.org/10.1038/sdata.2016.18