A CONJUNTURA BRASILEIRA DA PRESERVAÇÃO DIGITAL DE OBJETOS SOCIAIS

  • Skrol Salustiano Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Fabio Castro Gouveia Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Palavras-chave: Objetos Sociais, Preservação Digital, Políticas Publicas

Resumo

As redes sociais são ferramentas de comunicação que nas últimas duas décadas cresceram e passaram a fazer parte da sociedade. Os conteúdos publicados em profusão por autoridades e pelo público podem ser utilizados para pesquisas científicas, análises sociológicas ou antropológicas, mas principalmente para registrar a história social, econômica e política, de um grupo de indivíduos, uma cidade ou um país. No Brasil, existem algumas iniciativas para a preservação dos objetos digitais (documentos nascidos digitais ou digitalizados). A presente pesquisa se desenvolve na busca por identificar a profundidade dessa preservação, em quais esferas de poder elas estão se estruturando e como contemplam os objetos sociais (documentos nascidos originalmente das redes sociais). Assim, a pesquisa é um estudo analítico sobre as políticas públicas de preservação digital de objetos sociais nas diferentes esferas de Poder, do Estado Brasileiro. Para identificar o estado da arte da temática foi realizado o levantamento não exaustivo de Legislações, Decretos, Políticas, Programas ou iniciativas do Governo Brasileiro. O objetivo foi identificar avanços, gargalos e possíveis oportunidades. Como resultado espera-se identificar possíveis caminhos para o desenvolvimento de Políticas de Estado para a preservação dos objetos sociais, fundamental para futura disponibilização em aceso aberto.

Referências

CÂMARA DOS DEPUTADOS. (2015). PL 2431/2015. Recuperado 5 de dezembro de 2021, de https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/1594241.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Conarq). (2014). Resolução no 39, de 29 de abril de 2014. Recuperado 2 de fevereiro de 2022, de https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-39-de-29-de-abril-de-2014
CEPIK, M. (2000). Revista iP. Direito à informação: situação legal e desafios, 2(2), 43–56. http://pbh.gov.br/informaticapublica/ANO2_N2_sum.html
GRÁCIO, J. C. A. (2012). Preservação digital na gestão da informação: Um modelo processual para as instituições de ensino superior. Cultura Acadêmica, 214 p. Recuperado 4 de fevereiro de 2022, de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/113727.
HULL, G., LIPFORD, H. R., & LATULIPE, C. (2011). Contextual gaps: Privacy issues on Facebook. Ethics and Information Technology, 13(4), 289–302. https://doi.org/10.1007/s10676-010-9224-8. Recuperado 12 de dezembro de 2021, de https://doi.org/10.1007/s10676-010-9224-8.
LUZ, A. J. A. D., & WEBER, M. H. (2019). A memória política do Brasil no site da presidência: Acesso e desvios da comunicação dos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer | Brazil’s Political memory: access to the government communication of Dilma Rousseff and Michel Temer on the Planalto Palace website. Liinc em Revista, 15(1). Recuperado 13 de janeiro de 2022. https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4571
MELO, J. F.; MOISÉS, R. International Initiatives and Advances in Brazil for Government Web Archiving” Data and Information in Online Environments, Springer International Publishing, 2021, Recuperado 19 de dezembro de 2021, de https://www.springerprofessional.de/en/international-initiatives-and-advances-in-brazil-for-government-/19259762.
NACIONAL, I. (2021). Portaria conarq no 131, de 9 de novembro de 2021—Dou—Imprensa nacional. Recuperado 11 de janeiro de 2022, de https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conarq-n-131-de-9-de-novembro-de-2021-359118428
NATIONAL ARCHIVES AND RECORDS ADMINISTRATION. (2013). White paper on best practices for the capture of social media records. College Park, MD: NARA. Recuperado 12 de dezembro de 2021, de https://dar.cah.ucf.edu/items/show/310
RECORDS MANAGEMENT INITIATIVES (Rmi). ([s.d.]). Recuperado 18 de abril de 2022, de https://www.archives.gov/files/records-mgmt/initiatives/
SENADO FEDERAL, S. (2019). Mais de 80% dos brasileiros acreditam que redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas [Notícia]. Portal Institucional do Senado Federal. Recuperado 22 de março de 2023, de https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/materias/pesquisas/mais-de-80-dos-brasileiros-acreditam-que-redes-sociais-influenciam-muito-a-opiniao-das-pessoas
UNESCO. (2009). Charter on the Preservation of the Digital Heritage. Recuperado 11 de dezembro de 2022, de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000179529.page=2
Publicado
2025-04-12