METADADOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM COVID-19: um estudo exploratório

  • Anderson Silva de Araujo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Viviane Viviane Santos de Oliveira Veiga Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Isabella Henrique Lima Pereira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Mylena Cristhina Araujo de Oliveira Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Palavras-chave: Covid-19, dados de pesquisa, padrões de metadados, repositórios digitais

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os padrões de metadados utilizados pelos repositórios de dados de pesquisa que disponibilizam conjuntos de dados em Covid-19 em acesso aberto.  Adota uma abordagem descritiva e exploratória, por meio de levantamentos bibliográficos e documental. Utiliza como fontes de informação as bases Web of Science e PubMed, e o diretório RE3DATA. Identifica os principais padrões de metadados utilizados para representar dados em Covid-19 encontrados na literatura e os padrões e os esquemas de metadados utilizados nos repositórios de dados com conjuntos de dados em COVID-19.  Verificou-se que os repositórios registrados no Re3data com conjuntos de dados em Covid-19 não utilizam os padrões de metadados específicos do campo da saúde identificados na literatura, o que pode comprometer o alinhamento destes dados aos princípios FAIR, principalmente no quesito interoperabilidade semântica. A maioria destes repositórios possui um esquema de metadados próprio. Recomenda-se um estudo mais aprofundado sobre os esquemas de metadados elaborados por estes repositórios e seu alinhamento com os princípios FAIR e as demandas do campo.

Referências

ALVES, R. C. V. Web Semântica: uma análise focada no uso de metadados. 2005. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, 2005.
CAMPOS, L. F. B. Metadados digitais: revisão bibliográfica da evolução e tendências por meio de categorias funcionais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.12, n. 23, p. 16-46, 2007.
CASTRO, F. F. Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da ciência da informação: uma abordagem do MarcOntinitiative na era da web semântica. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, 2008.
CASTRO, F. F.; SANTOS, P. L. V. A. C. Os metadados como instrumentos tecnológicos na padronização e potencialização dos recursos informacionais no âmbito das bibliotecas digitais na era da web semântica. Informação & Sociedade, v. 17, n. 2, p. 13-19, maio/ago. 2007.
DATACITE METADATA WORKING GROUP. DataCite Metadata Schema Documentation for the Publication and Citation of Research Data. Version 4.1. DataCite e.V. 10.5438/0014. 2017. https://schema.datacite.org/meta/kernel-4.1/doc/DataCite-MetadataKernel_v4.1.pdf
MILSTEAD, J.; FELDMAN, S. Metadata: cataloging by any other name. [S. l.: s. n.], 1999.
Publicado
2025-04-11