A atuação do bibliotecário em centro de recursos em aprendizagens e em investigação e a formação
DOI:
https://doi.org/10.70778/edu.v3i1.277Palavras-chave:
Alfabetização informacional e digital, Biblioteca universitária, Profissional da informação, Tecnologias digitais da informação e do conhecimentoResumo
O artigo aborda a visão de bibliotecários de universidades sobre sua atuação profissional em Centros de Recursos em Aprendizagens e em Investigação no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. O objetivo da pesquisa foi interpretar as percepções dos bibliotecários a partir das experiências vividas durante a implementação dos centros e o impacto na formação desses profissionais para atuar na alfabetização informacional e digital de usuários de bibliotecas universitárias nesse contexto. A metodologia adotada na pesquisa de abordagem qualitativa foi a interpretativa. Para coleta dos dados utilizou-se por instrumento a entrevista com perguntas estruturadas. Foram analisados os dados a partir dos relatos de experiências dos participantes que atuavam em Centro de Recursos em Aprendizagens e em investigação de universidades no Brasil e na Espanha. Os resultados do estudo, constituídos durante o processo de análise dos dados, foram discutimos e exploradas as categorias convencimento do plano, política institucional e estrutura organizacional e seus impactos na atuação profissional. Baseando-nos na revolução tecnológica que tem alterado o modo de buscar e recuperar informação e construir conhecimento no contexto das sociedades da informação e do conhecimento, conclui-se que o profissional bibliotecário se viu obrigado a inserir em sua atuação, por meio de trabalho colaborativo, a formação de usuários para o desenvolvimento de alfabetização informacional e digital, além de buscar formação continuada.
Referências
BENITO MORALES, F. Nuevas necesidades, nuevas habilidades, fundamentos de la alfabetización en información. In: GOMÉZ HERNÁNDEZ, J. A. et al. (Orgs.). Estrategias y modelos para enseñar a usar información. 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/6717/2/EMPEUIcap1.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
CAMPELLO, B. S. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CAVALCANTE, L. E. Políticas de formação para a competência informacional: O papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 2, n. 2, p. 47-62, 2006. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/17/5. Acesso em: 15 jan. 2022.
DUDZIAK, E. A. Information literacy education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. 2002. Disponível em: http://repositorio.febab.libertar.org/temp/snbu/SNBU2002_047.pdf . Acesso em: 10 jan. 2022.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, M. P. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
KEZAR, A. Tools for a time and place: Phased leadership strategies to institutionalize a diversity agenda. Review of Higher Education: Journal of the Association for the Study of Higher Education, v. 30, n. 4, p. 413–439, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1353/rhe.2007.0025. Acesso em 06 fev. 2022.
LIMA, D. C. B. P. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do Estado. 2013. 285 p. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MCMILLAN, J.H.; SCHUMACHER, S. Investigación educativa. 5. ed. Madrid: Pearson. 2005.
PINTO, M.; SALES, D.; OSÓRIO, P. Biblioteca universitária, CRAI y alfabetización informacional. Gijón: Trea, 2008.
URIBE TIRADO, A. U.; PINTO, M. Reconocimiento y posibilidades de La alfabetización informacional em políticas de educación, universitarias y de TIC con influencia en Iberoamérica. In: BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G.; VALENTIM, M. L. P. Redes de conhecimento e competência em informação: Interfaces da gestão, mediação e uso da informação. S alvador: Interciência, 2015. p. 37-58.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Maria Aparecida Rodrigues de Souza
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.