PERFIL PROFISSIONAL EM DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Manuel Valente Mangue Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Delfina Lázaro Mateus Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Henriqueta Durão Mola Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Formação, Moçambique, Perfil do profissional, Professional de informação

Resumo

O estudo busca analisar a evolução do perfil do profissional que actua na área de informação em Moçambique tendo em consideração a ocupação, o nível académico e a competência profissional, tendo, ainda que de forma sintética, um olhar sobre a formação e as normas de exercício profissional no Brasil. A recolha de dados foi feita através da aplicação de um inquérito de forma não probabilística acidental ou por acaso, a nível nacional, ao qual responderam 79 ex-estudantes (de um universo, por estimativa, de aproximadamente 400) e paralelamente se aplicou entrevistas semi-estruturadas para os empregadores. Os resultados preliminares mostram uma grande evolução no que respeita ao nível de formação dos graduados e que actuam na área de informação em Moçambique, quase a totalidade (95%) teve a sua formação em Moçambique, dos quais 77,2% formou-se em Biblioteconomia, Arquivologia ou Documentação e Informação. Há uma evolução na proporção de funcionários com os níveis comparativamente mais altos de formação. Sobretudo comparado com o ano de 2003. Ou seja, há uma evolução exponencial nos profissionais com o nível superior, muito em particular os formados em área específica. No que diz respeito à ocupação, o Estado e as instituições públicas continuam sendo os maiores empregadores. Ou seja, a maioria (63,3%) está como funcionário ou agente do Estado e os trabalhadores em institutos ou empresas públicas perfazem 11,4%, em segundo plano.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

Mangue, M. V. ., Mateus, D. L. ., & Mola, H. D. . (2023). PERFIL PROFISSIONAL EM DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO EM MOÇAMBIQUE. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 3(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/281