University-School mentoring partnerships in teacher education: The case of the Maputo Municipality Schools

Autores

  • Anne Moran University of Ulster
  • Cristina C. R. Tembe Eduardo Mondlane University
  • Eugénia F. R. Cossa Eduardo Mondlane University
  • Joseph Oonyu Makerere University
  • Justine Otaala Makerere University
  • Linda Clarke University of Ulster
  • Mercy Kazima University of Malawi
  • Patrick M. S. Kapito University of Malawi
  • Sean N. Farren University of Ulster

Palavras-chave:

mentoring, supervision, teacher trainee, teacher education, student-centred learning

Resumo

Este artigo discute os resultados de um estudo cujo objectivo era de analisar o apoio providenciado pelas escolas aos estudantes estagiários durante a formação inicial como professores. O estudo é parte de um projecto grande cujos objectivos são para estreitar parcerias entre escolas e universidades durante a formação inicial de professores. O projecto é uma colaboração de quatro Universidades em quatro países, Moçambique, Malawi, Irlanda do Norte e Uganda, para partilhar boas práticas e providenciar apoio a supervisores das Universidades e professores nas escolas através de workshops em cada país. O primeiro destes workshops que teve lugar em Maputo, em Outubro de 2010. Seis escolas pilotos foram escolhidas para participarem nos workshops de capacitação em mentoria. Em princípio, os professores indicaram a sua vontade de reflectir e analisar suas próprias práticas e identificar áreas que precisam de melhoramento. Deste modo, estiveram em melhor posição de assistir aos estudantes estagiários duma forma mais estruturada e sistemática. Através de programas de capacitação, os conceitos de mentoria, professores como praticantes reflexivos, processos de observação de aulas, análise e discussão da retroalimentação foram examinados, usando aulas previamente gravadas por alguns dos professores. Os resultados confirmaram a importância de uma boa mentoria e de parcerias efectivas, destacando os benefícios acrescidos não só para estudantes-estagiários, mas também para a universidade, supervisores, mentores, professores e alunos. Actualmente, há falta de integração entre a Universidade e escolas na provisão de apoio aos estudantes-estagiários. Uma maior planificação cooperativa pode ajudar a assegurar que os estudantes-estagiários tenham melhores e possíveis oportunidades de aprender, partindo dos professores mais experientes nas escolas.

Referências

BERLINER, D. C. Ways of thinking about students and classrooms by more and less experienced teachers. In: CALDERHEAD, J. (ed.). Exploring Teachers Thinking. London: CASSELL, 1987.

BRISARD, E.; MENTER, I. and SMITH, I. Models of Partnership. In: Programmes of Initial Teacher Education: systematic literature review commissioned by the General Teaching Council for Scotland. Research Publication. Edinburgh: General Teaching Council for Scotland, 2005.

CHAMBO, G. A. and TEMBE, S. S. (Personal communication, May, 2011). Maputo.

DARLING-HAMMOND, L. Teacher quality and student achievement: a review of state policy evidence. Educational Policy Analysis Archives, v. 8, n. 1, 2000. Available in: http://epaa.asu.edu/epaa/v8n1. Acessado em: 18 de Março de 2012.

KERRY, T. and SHELTON MAYES, A. Issues in Mentoring. London: Routledge, 1995.

FALK , B. Supporting teacher learning: from novice to experienced to mentor teacher. The New Educator: v. 7, n. 2, p. 111-113, 2011.

FESSLER, R. and CHRISTENSEN, J. C. The teacher career cycle: understanding and guiding the professional development of teachers. Boston: Allyn & Bacon, 1992.

FISCHER, C.T. and VAN ANDEL, D. History of education, 2002.

HULING-AUSTIN, L. E. Teacher induction programs and internships. In: HOUSTON, W. R. (ed.), Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1990, p. 535-548.

KERRY, T. and SHELTON MAYES, A. Issues in Mentoring. London: Routledg, 1995.

MAANDAG, D. W. et al. Teacher Education in Schools: an international comparison. European Journal of Teacher Education, v. 30, n. 2, p. 151-173, 2007.

MAYNARD, T. and FURLONG, J. E. Learning to teach and Models of MentoringDARLING-HAMMOND, L. Teacher Education and the American Future. Journal of Teacher Education, v. 61, n. 1-2, p. 35-47, 2010.

EHRICH, C.; HANSFORD, B. A. and TENNENT, L. Formal Mentoring Programs in Education and Other Professions: a review of the literature. Educational Administration Quarterly, v. 40, p. 518-540, 2004.

ELLIOTT, B. and CALDERHEAD, J. Mentoring for teacher development: possibilities and caveats. In KERRY. In: KERRY, T. E; SHELTON MAYES, A. (ed.). Issues in Mentoring. London: Routledge, 1995. p. 10-24.

MCINTYRE, D. Teacher education research in a new context: the 0xford Internship Scheme. London: Paul Chapman, 1997.

POLLARD, A. Reflective teaching: evidence informed professional practice. 3. ed. London: Continuum, 2008.

PORTER, H. Mentoring New Teachers. 3. ed. California: Corwin, 2008.

PROBYN, M. J. and van der MESCHT, H. Mentoring and prospects for teacher development: a South African perspective. In: MENTORING IN THE NEW MILLENIUM: THE SECOND BRITISH COUNCIL REGIONAL MENTOR CONFERENCE. Anais…, 13-16., April, 2000, Cluj-Napoca, Romania, 2001.

SCHON, D. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform, Harvard Educational Review, v. 57, p. 1-22, 1987.

SPARKS Iniciais do nome and HORSLEY Iniciais do nome. Models of staff development.

In: HOUSTON, W. R. (ed.). Handbook of research on teacher education. New York: MACMILLAN, 1990. p. 234-250.

VALENCIA, S.; Martin, S.; Place, N.; and Grossman, P. Complex interactions in student teaching: lost opportunities for learning. Journal of Teacher Education. v. 60, n. 3, p.304-322, 2009.

WILKIN, M. The challenge of diversity. Cambridge Journal of Education, v. 22, n. 3, p. 307-311, 1992.

ZEICHNER, K. Beyond traditional structures of teacher education. Teacher Education Quarterly. v. 29, p. 59-64, 2002.

ZEICHNER, K.; MELNICK, S. and GOMEZ, M. L. (ed.) Currents of Reform in Pre-service Teacher Education. New York: Teachers College Press, 1996. p. 215-234.

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-17

Como Citar

Moran, A. ., Tembe, C. C. R. ., Cossa, E. F. R. ., Oonyu, J. ., Otaala, J. ., Clarke, L. ., Kazima, M. ., Kapito, P. M. S. ., & Farren, S. N. . (2020). University-School mentoring partnerships in teacher education: The case of the Maputo Municipality Schools. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 1. Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/71