DIFICULDADE DOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO NO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA DIDÁCTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Geraldo V. Deixa Universidade Pedagógica
  • Rosana F. Salvi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

História da Matemática, ensino e prática lectiva

Resumo

O estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de mestrado na Universidade pedagógica de Moçambique e desenvolveu-se a partir de uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada no uso de entrevistas semi-estruturada e um questionário de inquérito e se fundamenta em cinco professores em exercício que se encontravam a frequentar o 4º ano do curso de Licenciatura em Ensino de Matemática na Universidade Pedagógica de Quelimane-Moçambique. O estudo tinha como objectivos investigar se na prática lectiva os professores usavam a história da Matemática e, caso não, identificar os factores que contribuem para que não usem.  A análise dos dados obtidos revelou que os inquiridos não usam a História da Matemática no ensino da Matemática por três razões: primeiro, porque durante a sua formação no Bacharelado não tiveram actividades concretas que pudessem servir de exemplos em sala de aulas; Segundo, apontam a falta do domínio dos conteúdos da História da Matemática e, finalmente, a inadequação dos factos históricos que aparecem em alguns livros escolares e programas de Matemática, isto é, não trazem nada de especial que possa ajudar o professor ou o aluno. Os resultados deste estudo apontam ainda a falta de capacitação dos professores e a ausência do material didáctico específico sobre a História da Matemática.

Biografia Autor

Geraldo V. Deixa, Universidade Pedagógica

<br data-mce-bogus="1">

Referências

ANDRÉ, A.; LUDKE, M. Pesquisas em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: 5ª ed. Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

BARDIN, E. et al. Integrating History: research perspectives, In: FAUVEL, J.; MAANEN, J. V. (Ed). History in Mathematics Education: The ICMI Study. London: Kluwer Academic Publisher, P. 63-90, 2000.

D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Cadernos CEDES, 40).

_____________. Educação Matemática: Da teoria à prática. 4.ed. Campinas, SP: Papirus, 1998. (colecção perspectivas em Educação Matemática).

_____________.A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em Educação Matemática:concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, p. 97-115, 1999.

FAUVEL, J.; MAANEN, J. V. (Ed). History in Mathematics Education. The ICMI Study. London: Kluwer Academic Publishers, 2000.

FELICIANO, Lucas Factor. O uso da História da matemática em sala de aula: o que pensam alguns professores do Ensino Básico. Rio Claro: UNESP, 2006. 171f. (Dissertação de mestrado em ensino de Matemática. Rio Claro. UNESP, 2006).

GERDES, P. Etnomatemática: cultura, matemática, educação. Maputo: Instituto Superior Pedagógico, 1991.

INDE. Programa Intermédio da 9ª classe. Maputo, 2006a.

______. Programas Intermédio da 10ª classe. Maputo, 2006b.

______. Programa da Matemática da 8ª classe. Maputo, 2008.

MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké. Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-105, 1997.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MORAES, R. e GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 2. ed. Rev. -Ijuí: UNIJUÍ, 2011.

TZANAKIS, C.; ARCAVI, A. Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In: FAUVEL, John; MAAEN, Van Maaen (Ed). History in Mathematics Education: the ICMI Study. London: Kluwer Academic Press, P. 201- 248, 2000.

VIANNA, C. R. Matemática e História: Algumas Relações e implicações pedagógicas. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, USP, 1995.

VIANA, M. da C. V. Concepções de Professores de Matemática sobre a utilização da História da Matemática no Processo de Ensino-Aprendizagem. Universidade Federal de Ouro Preto, 2003

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-18

Como Citar

Deixa, G. V. ., & Salvi, . R. F. . (2020). DIFICULDADE DOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO NO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALTERNATIVA DIDÁCTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 1(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/80

Edição

Secção

Artigos