PROSTITUIÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES DE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE AS PROFISSIONAIS E SEU TRABALHO

Autores

  • Luciano Ferreira Rodrigues Filho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Psicologia, profissional do sexo, psicodinâmica do trabalho, prostituição

Resumo

Este artigo está relacionado a uma pesquisa que tem o objetivo de utilizar os estudos da Psicodinâmica do Trabalho para analisar as dimensões psíquicas das profissionais do sexo no contexto do trabalho. Para isto, foram realizadas entrevistas com as profissionais do sexo de uma casa noturna da cidade de Jacarezinho-Paraná para construir e compreender o contexto de trabalho e seus cotidianos, para que, através de suas falas, haja a possibilidade de compreender os sentimentos e os significados envolvidos em sua atividade. As entrevistas foram realizadas em grupo, contando com a participação de 4 profissionais de diferentes idades, utilizando-se de questões semi-abertas sobre a rotina de trabalho. Com estes dados, foi possível saber como as profissionais do sexo se mantêm na normalidade tendo elas que enfrentar situações de trabalho que causam vários constrangimentos. Sabendo que o sujeito só consegue manter uma saúde mental estável quando o trabalho oportuniza uma normalização, ou seja, quanto o trabalho possibilita transformar o sofrimento em prazer, caso contrário, o sujeito apresenta um sofrimento patogênico. Nesta pesquisa foi constatado que as escolhas das profissionais do sexo provêm da busca pela sobrevivência, tendo que enfrentar um trabalho precário, de riscos e medos, na qual a profissional não tem nenhum reconhecimento social pela sua atividade. Assim, foi constatado a tendência de um sofrimento patogênico se instaurar na vida destas profissionais do sexo.

Biografia Autor

Luciano Ferreira Rodrigues Filho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

<br data-mce-bogus="1">

Referências

ARAÚJO, G. Jovens acham que prostituta é saco de pancada, 2007. Disponível em: http://g1.globo.com. Acessado em: 20 set 2011.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Acessado em: www.ms.gov.br. Acessado em: 23 jul 2011.

DEJOURS, C. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. In: CHANLAT, J. F. O indivíduo na organização. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 149 – 174.

DEJOURS, C. Psicodinâmica do Trabalho: contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

___________. A loucura do trabalho: estudos da psicopatologia do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

FREUD, S. [1927-1931]. Edição standart brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud: o Futuro de uma ilusão; o mal-estar na civilização e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Obras completas, v. XXI).

GGERNET, I. Psicodinâmica do reconhecimento. In: MENDES, A. M. (org). Psicodinâmica e clínica do trabalho: temas, interfaces e casos brasileiros. Curitiba: Juruá, 2010. p. 61 – 76.

GERNET, I; DEJOURS, C. Avaliação do trabalho e reconhecimento. In: BENDASSOLI, P. F.; SOBOLL, L. A. P. Clínicas do trabalho. São Paulo: Atlas, 2011. p. 61 – 83.

RAMOS, L. N. A profissão mais antiga do mundo e o trabalho feminino. In: JERUSALINSKY, A. et al. O valor simbólico do trabalho e o sujeito contemporâneo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000. P. 133 – 142.

ROSSI, E. Z. Método de pesquisa em Psicodinâmica do Trabalho. In: MENDES, A. M. (Org). Psicodinâmica e clínica do trabalho: temas, interfaces e casos brasileiros. Curitiba: Juruá, 2010. P. 113 – 124.

SILVA, F. H. E. da; FREITAS, L. G. de. Organização do trabalho, prazer-sofrimento e estratégias de mediação no trabalho de programadores de faculdade via internet. In: MENDES, A. M. (org). Psicodinâmica e clínica do trabalho: temas, interfaces e casos brasileiros. Curitiba: Juruá, 2010. P. 433 – 450.

TORRES, G. de V.; DAVIM, R. M. B.; COSTA, T. N. A. da. Prostituição: causas e perspectivas de futuro em um grupo de jovens. Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto, v., 7, n. 3, p. 9-15, jul. 1999.

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-18

Como Citar

Rodrigues Filho, L. F. . (2020). PROSTITUIÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS DIMENSÕES DE SOFRIMENTO PSÍQUICO ENTRE AS PROFISSIONAIS E SEU TRABALHO. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 1(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/83

Edição

Secção

Artigos