Ensino da óptica ondulatória baseado em tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • Carlos Abilio Alejandro Alfonso
  • Manuel Lázaro Chissico Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

Applets, física, laboratorios, prácticas, simulação

Resumo

No Departamento de Física da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) o processo de ensino-aprendizagem da Disciplina Óptica está condicionado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Nas aulas teóricas, práticas, seminários e práticas laboratoriais faz-se o uso de simulações interactivas, programadas no Java, limitando a possibilidade durante as simulações em recintos públicos de aplicar a teoria de erros usando um goniômetro virtual, cuja escala é muito similar a dos goniômetros reais. Neste trabalho especifica-se o procedimento adoptado para leccionar o tema de interferência da luz e especificamente no dispositivo de Young da dupla fenda.

Biografia Autor

Carlos Abilio Alejandro Alfonso

<br data-mce-bogus="1">

Referências

ALEJANDRO, C.; PERDOMO, J. Aproximando el laboratorio virtual de Física General al laboratorio real. Revista Iberoamericana de Educación, v. 48, n. 6, Marzo del 2009. Disponíve em: http://www.rieoei.org/2545.htm. Acesso em: Setembro de 2015.

ALEJANDRO, C.; RUIZ, F.; MANUEL, G. Prácticas de laboratorio virtuales de Física. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL "PROBLEMAS PEDAGÓGICOS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR", 2, 2003. Anais… Villa Clara, 2003.

ALEJANDRO, C. La Física general computacional. Trabajo apresentado en la 5ta Conferencia Científica UCIÊNCIA 2010. Ciudad de la Habana. Cuba, 2010.

ALEJANDRO, C. Modelo Teórico - Metodológico para el perfeccionamiento del proceso de enseñanza - aprendizaje de la Física General, al nivel universitario. Tesis presentada en opción al grado científico de doctor en Ciencias Pedagógicas. UCLV. Cuba, 2011.

GARCÍA, M.; ALEJANDRO, C; FRANCISCO, R. SEFISAC: Sistema de Enseñanza de la Física Asistido por Computadora. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL "PROBLEMAS PEDAGÓGICOS DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR", 2, 2003. Anais… Villa Clara, 2003.

GÓMEZ, J.; INSAUSTI, M. Un modelo para la enseñanza de las ciencias. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, 2005. Disponível em: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes4/ART6-Vol4-N3.pdf. Acesso em: Setembro de 2015.

KOFMAN, H, et al. Integración de cinemática y dinámica con experiencias manejadas por computador. In: REUNIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN EN LA FÍSICA, 10, 1997. Anais… Mar del Plata, 1997.

LUCERO, I., et al. Trabajo de laboratorio de Física en ambiente real y virtual. In: COMUNICACIONES CIENTÍFICAS Y TECNOLÓGICAS, I, 2000. Anais… 2000.

SOLVES, T; CALVO, A.; POMER, F. El futuro de la enseñanza de la Física. Revista Española de Física, v. 8, n. 4, p. 45-49, 1994.

ONTORIA, A. Potenciar la capacidad de aprender y pensar. Madrid. Narcea. S. A. 2000.

VASQUEZ, R.; SOLANO, I.; VEIT, E. Concepções e dificultades dos profesores de Física no campo conceitual da modelagem científica. Revista electrónica de enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 3, 2010. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/94798. Acesso em: Setembro de 2015.

VÁZQUEZ, B. E A, RÚA. Actividades manipulativas para el aprendizaje de la Física. Revista Iberoamericana de Educación. Marzo del 2007, v. 42, n. 7, 2007. Disponível em: http://www.rieoei.org/expe/1790v2.pdf. Acesso em: Setembro de 2015.

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-18

Como Citar

Alfonso, C. A. A. ., & Chissico, M. L. . (2020). Ensino da óptica ondulatória baseado em tecnologias de informação e comunicação. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 1(2). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/90

Edição

Secção

Artigos