O contributo do Excel no estudo da estatística em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Nilsa A. I. E. Pondja Cherinda Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem da Estatística, Excel, plataformas LMS

Resumo

Na nova era das tecnologias de informação e comunicação, a cada dia aparecem ferramentas tecnológicas de ponta que são fortemente utilizadas em vários âmbitos pela sociedade em geral, muito em particular em ambientes educacionais e a educação a distância não fica alheia a este desenvolvimento. Neste contexto, o presente artigo faz uma abordagem sobre o contributo do Excel no estudo da estatística em ambientes virtuais de aprendizagem que são largamente utilizados por muitas instituições nos sistemas de educação a distância em muitos países do mundo. Mais concretamente pretendemos verificar em que medida a utilização de uma folha de cálculo do Excel facilita a comunicação escrita matemática em ambientes baseados na web. De referir que Araya (2007) considera que o Excel é um pacote capaz de ajudar no ensino e aprendizagem da estatística. A pesquisa foi realizada numa estratégia de estudo de caso, com um estudo piloto e o estudo principal. A recolha de dados foi com base em técnicas da inquirição, na análise documental e na observação directa e participante com vista à triangulação metódica. Para a análise de dados optamos por um estudo essencialmente qualitativo, embora beneficiamo-nos de dados quantitativos sempre que necessário. Os resultados mostraram que a utilização do Excel facilita o agrupamento de números volumosos, viabiliza a sua síntese e determinação de medidas estatísticas, economiza o tempo de execução de cálculos, para além de facilitar a construção de tabelas e gráficos de vários tipos, entre outras actividades.

Biografia Autor

Nilsa A. I. E. Pondja Cherinda, Universidade Eduardo Mondlane

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

Cherinda, N. A. I. E. P. . (2020). O contributo do Excel no estudo da estatística em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 2(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/94

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Artigos