DESPORTO COMO MEIO DE EDUCAÇÃO DOS CORPOS

Autores

  • Efraime Nhabanga Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Palavras-chave:

Corpo, Desporto e Contexto, Educação

Resumo

Tendo como pressuposto orientador o postulado da antropologia da diversidade cultural, este artigo tem a valência de reiterar a ideia de educação como um processo complexo, presente nas várias manifestações humanas. Desta feita, a partir da análise das manifestações desportivas, expõe-se um conjunto de elementos que mostram o quão a prática do desporto pode implicar todo um processo de socialização, educação dos corpos. A concepção deste artigo, que é de carácter exploratório, foi com base na revisão bibliográfica de dois tipos de literatura. Uma primeira literatura que propõe analisar a prática do desporto. E uma segunda, de carácter antropológico, que desafia-se a problematizar o corpo como objecto de socialização. O contacto com esta literatura possibilitou estabelecer uma relação entre o desporto e os processos de educação dos corpos. Ao se estabelecer esta relação constatou-se que, dado ao seu carácter processual, a educação ocorre em todos grupos humanos, em todas as relações sociais. Assim, a prática do desporto é uma relação social que implica determinada postura, técnica, significados e representações sociais relacionadas com os corpos dos indivíduos que praticam as mais diversas manifestações desportivas. Como pode-se entender, o desporto é um contexto cultural que pensa e socializa os corpos de forma a atenderem as lógicas do desporto.

Biografia Autor

Efraime Nhabanga, Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

<br data-mce-bogus="1">

Referências

BITENCOURT, F. Dor e corpo no futebol: uma etnografia do mundo vivido em um centro de treinamento de um clube brasileiro. Esporte e Sociedade, v. 10, n.26, 2005.

BOURDIEU, P. Program for a sociology of sport. Sociology of sport jornal, v.5, Pp. 153-161. 1998.

BRAGA, A. A Relação entre personalidade e as lesões musculares em atletas de ténis de campo. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Curso de Pós-graduação em Educação Física, Departamento de Educação Física, Sector de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Paraná, 2008.

CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano. Petrópolis: Editora Vozes. 1998.

DE ALMEIDA, A et al. As práticas corporais e a educação do corpo indígena: A contribuição do esporte nos jogos dos povos indígenas. Bras. Cienc. Esporte, Florianópolis, v.32, n.2-4. Pp.57-74, 2010.

DESJARLAIS, R. & THROOP, J. Phenomenological approach in Anthropology. Annual Reviews of Anthropology, v.1. n. 40, P. 87-102. 2011.

DOMINGOS, N. & NASCIMENTO, A. Em torno das práticas desportivas em África. Cadernos de Estudos Africanos, v.26. Pp. 7-12, 2013.

FOCAULT, M. Discipline and Punish, The Birth of The Prision. New York: Pan-American Copyrigth Conventions Publish Vintage Books, 1995.

GONÇALVES, J. Hábitos desportivos dos jovens: estudo da população jovem do Concelho de Torres Novas. Dissertação (Mestrado em Lazer e Desenvolvimento Local) Curso de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra. 2011.

LEACH, E. 1982. O meu tipo de antropologia: a diversidade da antropologia. Lisboa: Edições 70.

MAUSS, M. As Técnicas corporais. Disponibilizado por Leandro Moura dos Reis. 1934.

MENDES, P. et al. As Ciências do Desporto e o corpo: entre as ciências naturais e as ciências sociais, in: exadra, v.1. n.1. Pp.91-100. Junho 2009.

TURNER, B. Social Fluids: metaphors and meaning of society. Body & Society, v.9. Pp. 1-10. 2003.

RIBEIRO, M. Educação para a Cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais, Educação e Pesquisa, v. 28, n. 2, pp: 113-128. 2002.

ROCHA, A. O desporto em Moçambique dos primórdios ao avento dos desportos modernos, Revista Tempo, nº 7; Março a Junho. 2013.

ROSSEAU, J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultura. Pp. 233-320. 1991 [1755].

SILVA, I. 2014. Corporalidade na polé dance: uma análise antropológica in: 29 reunião brasileira de antropologia, 03 a 06 de Agosto.

SHEPER-HUGHES, N.; & LOCK, M. 1987. The Mindful body: a prolegomenon to future work in medical anthropology, Medical Anthropology Quarterly, v.1. n.1, Pp. 6-41.

VILHEMA, J. et al. Narrando dores: a tatuagem como narrativa, Cadernos Psicanal, v.37, n.33, Pp. 129-154. 2015.

##submission.downloads##

Publicado

2020-11-20

Como Citar

Nhabanga, E. . (2020). DESPORTO COMO MEIO DE EDUCAÇÃO DOS CORPOS. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 2(2). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/108