COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E ACESSO ABERTO

Autores

  • Fernanda Maria Melo Alves Universidade Federal da Bahia
  • Martins Fernando Guambe IBM

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Informação científica, Portal, Repositório

Resumo

O estudo aborda as iniciativas de acesso aberto à informação científica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa como uma solução rápida das necessidades e dos problemas dos países lusófonos, através da promoção da literacia científica, comunicacional e informacional, fundamentais para a paz e o desenvolvimento sustentável, dentro dos valores essenciais, que conectam os membros desta organização. Analisam-se iniciativas efetuadas pelas comunidades acadêmicas e pelos governos dos países mencionados, que se têm preocupado com o aumento do volume da informação, o seu acesso e disponibilidade, e, em particular, dos resultados da investigação científica. Conclui-se que as iniciativas efetuadas ainda são em número reduzido, dadas as necessidades e problemas existentes e a numerosa população que abrange. No seu conjunto, as políticas e ações correspondentes demonstram a adesão destas instituições e organizações dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ao movimento do Acesso Aberto, integrada no movimento global.

Referências

BUDAPEST OPEN ACCESS INITIATIVE. Read the original BOAI declaration. Budapest, 2002. Disponível em: http://www.budapestopenaccessinitiative.org/read. Acesso em 20 jan. 2023.

CÁTEDRA UNESCO EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIVERSIDAE CULTURAL. Arquivo Multimédia da Poesia dos Países da CPLP. 2019, http://catedraunesco.ulusofona.pt/arquivo-multimedia-da-poesia-dos-paises-da-cplp/. Acesso em 20 jan. 2023.

COSTA, S. Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras. LIINC em revista, v. 4, n. 2, 2008.

CPLP. Acordo sobre o Acesso Livre ao Conhecimento Científico dos Estados-membros da CPLP, 2007. https://www.cplp.org/id-4447.aspx?NewsId=3457&PID=10872. Acesso em 20 jan. 2023.

CPLP. 3ª Reunião Extraordinária dos Ministros da Saúde da CPLP. Covid-19: construção de uma resiliência comunitária, 2020. https://saude.cplp.org/informacao/noticias/noticia-detalhe/?news=5359.

CPLP. Rede de Escolas Nacionais de Saúde Pública da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RENSP-CPLP), 2019. Disponível em: http://rensp.ensp.fiocruz.br/pt-br/apresentacao. Acesso em 20 jan. 2023.

CPLP. Repositório Científico da CPLP/ Portal de Acesso Aberto da CPLP, 2021. Disponível em: https://www.cplp.org/id-4629.aspx. Acesso em 20 jan. 2023.

GUAMBE, M. F.; BUENO-DE-LA-FUENTE, G. Disponibilidade em Acesso Aberto da produção científica da África Lusófona. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 2013, vol. 4, no 2, p. 5-19.

JUNIOR, D. I. R; SANTOS, A. F.; CORREA, E. C. D.; JULIANI, J. P. Modelo de comunicação científica na era do e-science: um modelo baseado na colaboração 2. 25 Seminário de Iniciação Científica. Universidade Estatual de |Santa Catarina, 2015.

LIRA, E. K. S.; MIRANDA, A. C. D.; TRUTA, R. Os 10 anos da conferência luso-brasileira de ciência aberta: dados iniciais. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), n. Especial, p. 211-215, 2021.

LEITE, F.C; COSTA, S.M. Modelo genérico de gestão da informação científica para instituições de pesquisa na perspectiva da comunicação da informação. Investigación Bibliotecológica: archivología, bibliotecología e información, v. 30, n.69, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ibbai.2016.04.012. Acesso em 20 jan. 2023.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos,1999.

OPEN ACCESS DIRECTORY, http://oad.simmons.edu/oadwiki/Timeline.

OPEN ACCESS DIRECTORY. Declarations in support AO. Disponível em: http://oad.simmons.edu/oadwiki/Declarations_in_support_of_OA. Acesso em 20 jan. 2023.

PÉREZ-OBREGÓN, B. R. et al. Las revistas en acceso abierto: ¿Una ruta amigable o una ruta espinosa? Revista Información Científica, 2022, vol. 101, no 1.

PRICE, D. J, de S. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976. 77 p.

RIOS, F. P.; LUCAS, E. R. O.; AMORIM, I. S. Manifestos do movimento de acesso aberto: Análise de Domínio a partir de periódicos brasileiros. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 148-169, jan. 2019.

RODRIGUES, E. O acesso aberto (na UMinho e no mundo): onde estamos e por onde vamos? Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 8, n. 2, p. p.180-194, 2014. https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.631. Acesso em 20 jan. 2023.

RUSSELL, J. M. La comunicación científica a comienzos del siglo XXI. Revista Internacional de Ciencias Sociales, n. 168, jun. 2001.

SILVA, A. P. J. da; CÁ, T.; ROSENBERG, F. J. A Resposta à Pandemia no Continente Africano e na CPLP. In: BUSS, P. M.; BURGER, Pedro (org.). Diplomacia da saúde: respostas globais à pandemia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021. p. 355–366.

TARDECILLA MARENCO, E. M.; GUAMBE, M. F. & MELO ALVES, F. M. (2015) Acceso abierto en África: dificultades y desafíos. In: Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital: actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015 (Madrid, 16 y 17 de noviembre de 2015). Universidad Complutense de Madrid, Madrid. ISBN 978-84-608-3330-7.

WORDS MEDICAL ASSOCIATION. WMA Declaration of Helsinki. Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects, 1964. Disponível em: https://web.archive.org/web/20170324130303/http://www.wma.net:80/en/30publications/10policies/b3/. Acesso em 20 jan. 2023.

UNESCO. Towards a UNESCO Recommendation on Open Science Building a Global Consensus on Open Science, 2019. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/open_science_brochure_en.pdf. Acesso em 20 jan. 2023.

##submission.downloads##

Publicado

2023-03-23

Como Citar

Alves, F. M. M. ., & Guambe, M. F. . (2023). COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E ACESSO ABERTO. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 3(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/279