CARACTERIZAÇÃO DE PERIÓDICOS DE ACESSOABERTO RELACIONADOS À ENFERMAGEM NA AMÉRICA LATINA

  • Lívia da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Adriana Puga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Ailse Bittencourt Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Darlan dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Naira Silveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Palavras-chave: Acesso aberto, América Latina, Enfermagem

Resumo

A comunicação científica vem passando por inúmeras mudanças no decorrer dos séculos. A forma que os cientistas de comunicavam até o século XVII era a correspondência pessoal a fim de difundir suas descobertas e novas ideias. Os periódicos científicos surgem influenciados por esses encontros em meados do século XVII e três séculos depois se tornaram o principal meio de propagação dos novos conhecimentos científicos. O objetivo geral do estudo é listar os periódicos de acesso aberto em enfermagem na América Latina vinculados a CAPES e o objetivo específico é verificar alguns elementos da ciência aberta que estão contemplados nos periódicos. A caracterização dos periódicos de acesso aberto para pesquisadores da área de Enfermagem se apresenta como um meio de desenvolvimento e contribuições de mais pesquisas visando novos e melhores cenários de atuação destes profissionais.

Referências

BORNMANN, L. Scientific peer review. Annual Review of information science and technology, v. 45, n. 1, 2013.
GALVINO, C. C. T.; ROSA, M. N. B., & OLIVEIRA, B. M. J. F. D. O movimento de Acesso Aberto e a Ciência Aberta.Ciência da Informação em Revista, v. 7, n. 1, p. 34–45, 2020.
MARTINS, H. C. A importância da ciência aberta (open science) na pesquisa em Administração. Revista de Administração Contemporânea, v. 24, p. 01-02, 2019.
SPINAK, E. Sobre as vinte e duas definições de revisão por pares aberta… e mais. SciELO em Perspectiva, v.28, 2018.
SOLOMON, D. J., LAAKSO, M., BJÖRK, B.C. A longitudinal comparison of citation rates and growth among open access journals. Journal of Informetrics, v. 7, n. 3, p. 642-650, 2013.
ROSS-HELLAUER, T. What is open peer review? A systematic review. F1000Research, v. 6, n.588, 2017.
Publicado
2025-04-11