ANÁLISE DA MODALIDADE DE ENSINO BILINGUE PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Samuel Chumane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Carla Maria Ataíde Maciel Universidade Pedagógica de Maputo (UPM)

Palavras-chave:

bilinguismo, educação bilingue, pessoa surda

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a modalidade do ensino bilingue (EB) recentemente introduzida em Moçambique para a educação de crianças surdas. Nesta modalidade, o ensino é veiculado em duas línguas, o Português e a Língua de Sinais de Moçambicana (LSM). Todavia, o uso das duas línguas veiculares de ensino parece-nos problemática, porque não se teve em conta questões linguístico-pedagógicas, culturais e de identidade que justificam a utilização da Língua Materna (L1) como meio de instrução. A nossa reflexão tem por base uma pesquisa qualitativa realizada na cidade de Maputo. A pesquisa compreendeu várias fases: primeiro, realizámos uma análise documental de cunho interpretativo de documentos legais que regulam a educação de crianças surdas no mundo em geral e, em Moçambique, em particular; e depois, efectuámos uma pesquisa de campo, na qual recolhemos dados a partir da observação de crianças surdas no contexto familiar e comunitário e também da realização de entrevistas a pais/encarregados de educação de crianças que frequentam a modalidade de ensino referida. Os resultados da nossa pesquisa indicam que as crianças surdas entram para a escola com competências linguísticas menos desenvolvidas na língua de sinais (LS) do que em Português. Nessa base, apresentamos algumas propostas que poderão ajudar as entidades do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) a introduzir melhorias qualitativas no subsistema de educação formal de crianças surdas.

Referências

AMADO, J.; SILVA, L. C. Os Estudos Etnográficos em Contextos Educativos. In AMADO, J. (Orgs). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 2a ed. Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 145 - 168. 2014.

BAKER, C. Foundation of Bilingual Education and Bilingualism. 3th edition. Clevedon: Multilingual Maters, 2001.

CHUMANE, S. Educação Bilingue em Moçambique: valorização, desenvolvimento e manutenção das línguas e culturas locais. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Curso de Mestrado em Linguística. Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane, 2015.

CHUMANE, S.; MACIEL, C. M. A. Quadro Legal para a Educação Formal de Crianças com Dificuldades Auditivas em Moçambique (Comunicação apresentada no II Fórum Nacional de Educação). Maputo: Centro de Estudos de Políticas Educativas (CEPE) - Universidade Pedagógica (UP), p. 1-15, Setembro, 2018.

CRUZ, C. R. Proposta de Instrumento de Avaliação da Consciência Fonológica, Parâmetro Configuração da Mão, para Crianças Surdas Utentes da Língua de Sinais Brasileira. Dissertação (Mestrado em Letras) – curso de Mestrado em Letras. Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.

FLICK, U. Introdução à Metodologia de Pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso. 2013.

FORTIN, M. F. O Processo de Investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência. 1999.

GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. Lei no 18/2018 do Sistema Nacional de Educação. Maputo: Maputo, Imprensa Nacional, 2018.

INDE. Plano curricular do ensino: objectivos, política, estrutura. Maputo, 2003.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE). IV Recenseamento Geral da População e Habitação. 2017.

LIMA, M. S. C. Surdez, Bilinguismo e Inclusão: Entre o Dito, o Pretendido e o Feito. SP-Brasil: Universidade Estatual de Campinas, 2004. Tese (Doutoramento em Linguística) - curso de Doutoramento em Linguística. Universidade Estatual de Campinas, 2004.

MINEDH. Plano Estratégico de Educação (PEE) 2012-2016. Maputo.

NGUNGA, A. S. A. O Papel das Línguas Moçambicanas na Vida Social, Política e Económica do País. Maputo: Centro de Estudos Africanos (CEA) - Universidade Eduardo Mondlane (UEM). 2008.

REGINALDO, J. S. A Educação Inclusiva: perfil, avanços e desafios no contexto da implementação das estratégias das práticas educativas em Moçambique. Maputo, p. 1-27. 2018.

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Constituição da República de Moçambique. Maputo, 2011.

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Declaração dos Direitos da Criança Moçambicana, Resolução n.º 23/79 de 28 de Dezembro. Maputo, Imprensa Nacional, 1979.

ROCHA, V. L. S. Língua Gestual Portuguesa (também) para Alunos Ouvintes numa EREBAS. Dissertação (Mestrado em Ciências de Educação) – Curso de Mestrado em Ciências de Educação, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 2012.

SILVA, G. M. Perfis Linguísticos de surdos Bilíngues do par Libras-Português. Tese (Doutoramento em Linguística) – curso de Doutoramento em Linguística. Universidade Federal de Minas Gerais. 2018.

UNESCO. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Princípios, Políticas, e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: Unesco, 1994.

##submission.downloads##

Publicado

2021-07-22

Como Citar

Chumane, S. ., & Maciel, C. M. A. . (2021). ANÁLISE DA MODALIDADE DE ENSINO BILINGUE PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS EM MOÇAMBIQUE. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 2(2). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/144