SciELO.pt 2.0 – Balanço de um ano de operação

Autores

  • Paulo Lopes FCT | FCCN
  • Paula Meireles FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Paula Carvalho FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • José Carvalho Universidade do Minho
  • Susana Costa Universidade do Minho

Palavras-chave:

Revistas Científicas, Acesso Aberto, Ciência Aberta, Publicação científica, SciELO Portugal

Resumo

O SciELO Portugal é um nó do projeto SciELO lançado em 2005. Até 2018 a gestão do projeto SciELO Portugal esteve sob a alçada da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), altura em que começam a ser feitos os preparativos de transição do projeto para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que assumiu a coordenação geral do projeto, em parceria com a Unidade de Computação Científica Nacional da (FCT/FCCN) e a Universidade do Minho (UM). Esta mudança implicou uma atualização da infraestrutura tecnológica, beneficiando do desenvolvimento do projeto PUBIN, que surge com a intenção de vir dar resposta às necessidades em termos de plataformas de gestão editorial, de forma centralizada e interoperável. Esta comunicação apresenta o balanço de um ano de operação do novo serviço SciELO Portugal, reconfigurado no sentido de se alinhar com as diretrizes centrais da rede SciELO e na integração com novas normas da comunidade. Apresenta as dificuldades sentidas, consequências da reorganização e impacto na comunidade. Por fim, apresenta os próximos passos do projeto SciELO Portugal.

Referências

FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, I.P. Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de revistas científicas na Coleção SciELO Portugal. 2021. Disponível em: http://scielo.pt/avaliacao/Novos_Criterios_SciELO_2021_FINAL_10022021.pdf. Acedido em setembro de 2022

PACKER, A. L. SciELO: uma metodologia para publicação eletrônica. Ciência da Informação. v. 27, n. 2. 1998doi: 10.18225/ci.inf..v27i2.791.

PORTUGAL - COLLECTION COMPOSITION, 2022. 2022-09. Rel. téc. Scientific Electronic Library Online. Disponível em: https://analytics.scielo.org/w/publication/size. Acedido em setembro de 2022.

SANTOS, P. X. et al.. Livro Verde-Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspetiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. 141p.

##submission.downloads##

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Lopes, P., Meireles, P., Carvalho, P., Carvalho, J., & Costa, S. (2023). SciELO.pt 2.0 – Balanço de um ano de operação. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 4(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/232

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)