Metadados para representação de dados em COVID-19: um estudo exploratório

Autores

  • Anderson Silva de Araujo Fiocruz
  • Viviane Santos de Oliveira Veiga Fiocruz
  • Isabella Henrique Lima Pereira
  • Mylena Cristhina Araujo de Oliveira

Palavras-chave:

Padrões de metadados, Covid-19, Dados de pesquisa, Repositórios digitais

Resumo

 

Este artigo objetiva apresentar os padrões de metadados utilizados pelos repositórios de dados de pesquisa que disponibilizam conjuntos de dados em Covid-19 em acesso aberto.  Adota uma abordagem descritiva e exploratória, por meio de levantamentos bibliográficos e documental. Utiliza como fontes de informação as bases Web of Science e PubMed, e o diretório RE3DATA. Identifica os principais padrões de metadados utilizados para representar dados em Covid-19 encontrados na literatura e os padrões e os esquemas de metadados utilizados nos repositórios de dados com conjuntos de dados em COVID-19.  Verificou-se que os repositórios registrados no Re3data com conjuntos de dados em Covid-19 não utilizam os padrões de metadados específicos do campo da saúde identificados na literatura, o que pode comprometer o alinhamento destes dados aos princípios FAIR, principalmente no quesito interoperabilidade semântica. A maioria destes repositórios possui um esquema de metadados próprio. Recomenda-se um estudo mais aprofundado sobre os esquemas de metadados elaborados por estes repositórios e seu alinhamento com os princípios FAIR e as demandas do campo.

Biografias Autor

Viviane Santos de Oliveira Veiga, Fiocruz

Doutorado e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, ICICT//Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Isabella Henrique Lima Pereira

Bolsista de iniciação científica na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFF.

Mylena Cristhina Araujo de Oliveira

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, convênio IBICT/UFRJ.

Referências

ALVES, R. C. V. Web Semântica: uma análise focada no uso de metadados. 2005. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, 2005.

CAMPOS, L. F. B. Metadados digitais: revisão bibliográfica da evolução e tendências por meio de categorias funcionais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.12, n. 23, p. 16-46, 2007.

CASTRO, F. F. Padrões de representação e descrição de recursos informacionais em bibliotecas digitais na perspectiva da ciência da informação: uma abordagem do MarcOntinitiative na era da web semântica. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, 2008.

CASTRO, F. F.; SANTOS, P. L. V. A. C. Os metadados como instrumentos tecnológicos na padronização e potencialização dos recursos informacionais no âmbito das bibliotecas digitais na era da web semântica. Informação & Sociedade, v. 17, n. 2, p. 13-19, maio/ago. 2007.

DATACITE METADATA WORKING GROUP. DataCite Metadata Schema Documentation for the Publication and Citation of Research Data. Version 4.1. DataCite e.V. 10.5438/0014. 2017. https://schema.datacite.org/meta/kernel-4.1/doc/DataCite-MetadataKernel_v4.1.pdf

MILSTEAD, J.; FELDMAN, S. Metadata: cataloging by any other name. [S. l.: s. n.], 1999.

##submission.downloads##

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Silva de Araujo, A., Viviane Santos de Oliveira Veiga, Isabella Henrique Lima Pereira, & Mylena Cristhina Araujo de Oliveira. (2023). Metadados para representação de dados em COVID-19: um estudo exploratório. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 4(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/237