UM PANORAMA SOBRE OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS BRASILEIROS VINCULADOS AO INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT)

  • Luan Soares Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Camila de Azevedo Gibbon Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Angélica Conceição Dias Miranda Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maria Helena Machado de Moraes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Juliana Araújo Gomes de Sousa Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Palavras-chave: Ferramentas de comunicação, Regionalidade, Repositórios digitais, Softwares

Resumo

Os repositórios são ambientes informacionais que se destacam na sociedade contemporânea por permitir o armazenamento, a disseminação e a preservação da produção intelectual, científica e/ou artística. A pesquisa tem caráter descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram analisados, a partir da planilha fornecida pelo Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia (Ibict). Foram pontuadas cinco questões, a saber: repositórios vinculados ao Ibict; links ativos e inativos; repositórios por região; softwares utilizados e meios de contato disponibilizado no repositório. Entre os principais resultados destaca-se que 85% têm links ativos e 14,2% inativos. Quanto à regionalidade, observa-se que 38,6% dos repositórios estão na região sudeste e o software Dspace é o mais utilizado com 52,1% repositórios. E por último 48,6% disponibilizam e-mail de contato na página do repositório. Considera-se importante que os repositórios devem averiguar questões que envolvam comunicação, funcionalidade e disponibilização de recursos.

Referências

GAMA, I. S.; CARVALHO, L. S. Tendências e perspectivas de pesquisa sobre repositórios digitais no Brasil: uma análise de Rede Sociais (ARS). RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 11, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23734. Acesso em: 28 set. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Repositórios digitais. Brasília, 2021.Disponível em: https://www.gov.br/ibict/pt-br/assuntos/informacao-para-a-pesquisa/repositorios-digitais. Acesso em: 29 set. 2022.
NUNES, G. C., NASCIMENTO, M. C., & ALENCAR, M. A. Pesquisa científica: conceitos básicos. Revista de Psicologia, v.10, n.29, p. 144-151, 2016. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/390. Acesso em: 29 set. 2022.
Publicado
2025-04-12