Estratégias de criação lexical no Português de Moçambique: aspectos da derivação sufixal

Autores

  • Inês Machungo Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Palavras-chave:

construção de palavras, morfossemântica, empréstimos lexicais, Português de Moçambique

Resumo

Em Moçambique, país que se caracteriza por ser multilingue, e onde convivem línguas bantu e a língua portuguesa, a única língua oficial, embora língua segunda para a grande maioria dos falantes, o processo de apropriação e nativização do português pela comunidade é já um fenómeno observável e irreversível. A inovação lexical é um dos domínios em que a mudança linguística que concorre para a edificação de uma variante não-nativa do português, o português moçambicano (PM), se faz sentir e constitui o foco do presente estudo. Assim, neste estudo parte-se dos seguintes pressupostos: i) no processo de aquisição/aprendizagem de uma língua segunda, podem ter lugar interferências linguísticas de natureza diversa, fonético-fonológica, morfológica, sintáctica, semântica, pragmática; ii) o número de novos itens lexicais que entraram no PM é elevado; iii) uma das formas de enriquecimento lexical é o recurso a empréstimos às línguas bantu (LB). Dados estes pressupostos evidencia-se que: i) o domínio de construção de palavras é o menos afectado pela interferência linguística; ii) no processo de construção dos novos itens lexicais, o aprendente armazena mentalmente formas linguísticas adquiridas pelo uso e é capaz de, a partir delas, fazer abstracções e generalizações construindo deste modo esquemas mentais de formação de palavras.

Referências

ARONOFF, M. Word Formation in Generative Grammar. Linguistic Inquiry n.1. Cambridge: MIT Press, 1976.

BAMGBOSE, A. Language and the Nation. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1991.

BASÍLIO, M. Verbos em - a(r) em português: afixação ou conversão? Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 9, n. 2, p. 295-304, 1993.

BOOIJ, G. Construction Morphology. Oxford: Oxford University Press, 2010.

CORBIN, D. Morphologie Dérivationnelle et Structuration du Lexique. Tubinga: Max Niemeyer Verlag, 1987. 2 vol.

CRYSTAL, D. English as a Global Language, Cambridge: CUP, 2003.

DIAS, H. A norma padrão e as suas mudanças linguísticas na LP nos meios de comunicação de massas em Moçambique. In: DIAS, H. (org.). Português moçambicano: estudos e reflexões. Maputo: Imprensa Universitária/UEM, 2009.

DIAS H. Minidicionário de Moçambicanismos, Maputo, 2002.

FIRMINO, G. A situação do Português no contexto multilingue de Moçambique. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/ dlcv/lport/ pdf/mes/06.pdf.

GONÇALVES, P. Panorama geral do português de Moçambique. Révue Belge de Philologie et d'Histoire, v. 79, p. 977-990, 2001.

GONÇALVES, P.; CHIMBUTANE, F. O papel das línguas bantu na génese do português de Moçambique: o comportamento sintáctico de constituintes locativos e direccionais. Papia, v. 14, p. 7-30, 2004.

GONÇALVES, P.; SITOE, B. Mudança linguística em situação de contacto de línguas: o caso do changane e do português. Travessias, v. 1, p.73-99, 1999.

HALLE, M. Prolegomena to a Theory of Word Formation. Linguistic Inquiry, 4.3-16, 1973.

LOPES, A. et al. Moçambicanismos: para um léxico de usos do Português Moçambicano. Maputo: Imprensa Universitária, UEM, 2002.

MACHUNGO, I. Neologisms in mozambican portuguese: a morfosemantic study. Acra: Universidade do Ghana, 2000. Tese (Doutoramento em Linguística, Universidade do Ghana, 2000).

MACHUNGO, I. Inovação lexical no português de Moçambique. In: TEIXEIRA e SILVA, Roberval; YAN, Qiarong; ESPADINHA, Maria Antónia; LEAL, Ana Varani. (eds.) 2012. IIISIMELP: a formação de novas gerações de falantes de português no mundo. Macau: Universidade de Macau, 2012.

MULUANA, S. Empréstimos lexicais no português de Moçambique. Maputo, 2011. Monografia (Licenciatura em Linguística, Universidade Eduardo Mondlane, 2011).

NGUNGA, A. Introdução à Linguística Bantu. Maputo: Imprensa Universitária, UEM, 2004.

NGUNGA, A. Interferências das línguas moçambicanas no português falado em Moçambique. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, série: Letras e Ciências Sociais, v. 0, p.7-20, 2012.

RIO-TORTO, G. Morfologia derivacional: teoria e aplicação ao português. Porto: Porto Editora, 2013.

SCHMIED, J. English in Africa: an introduction. New York: Longman, 1991.

VILLALVA, A. Estruturas morfológicas: unidades e hierarquias nas palavras do português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Machungo, I. . (2020). Estratégias de criação lexical no Português de Moçambique: aspectos da derivação sufixal. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 1(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/43

Edição

Secção

Artigos