Do Paradigma da comunicação ao paradigma da acção

será que a abordagem da acção favorece a aprendizagem da compreensão e produção da escrita em língua francesa para fins específicos (F.F.E.)?

Autores

  • David Cumbane Autor

DOI:

https://doi.org/10.70778/9ddqaz12

Palavras-chave:

paradigma da comunicação, paradigma da acção, língua francesa para fins específicos, relações internacionais, diplomacia, ensino/aprendizagem, francês, língua estrangeira (F.L.E.)

Resumo

Neste estudo a questão central é saber se o paradigma da acção favorece a aprendizagem da compreensão e produção da escrita num contexto de ensino e aprendizagem da língua francesa de relações internacionais e diplomacia. Assim, mobilizamos, por um lado, as teorias em questão (paradigmaa comunicação e paradigma da acção) e, por outro, construímos dois programas em língua francesa de relações internacionais e diplomacia, o primeiro comunicativo e o segundo de acção. Dois questionários, um do paradigma da comunicação e outro do paradigma da acçãooram construídos para um corpus de sessenta indivíduos. Assim, em fevereiro de 2014 foram administrados os pré-testes de comunicação e de acção. Os pόs-testes tiveram lugar em maio de 2014. Feitas as correcções, a análise dos dados conduziu-nos aos resultados seguintes: o paradigma comunicativo (100% contra 96.7% do paradigma da acção) favorece o ensino da compreensão da escrita para fins específicos, enquanto que o paradigma da acção favorece o ensino da produção da escrita para fins específicos pois registou uma progressão de 36.7% contra 30.3% do paradigma de comunicação.

 

Downloads

Publicado

06/30/2021

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Do Paradigma da comunicação ao paradigma da acção: será que a abordagem da acção favorece a aprendizagem da compreensão e produção da escrita em língua francesa para fins específicos (F.F.E.)?. (2021). Revista Científica Da Universidade Eduardo Mondlane, Série: Letras E Ciências Sociais, 2(1). https://doi.org/10.70778/9ddqaz12