Plano de Gestão de Dados no apoio à gestão de dados científicos FAIR

Autores

  • Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro Autor
  • Fabiano Couto Corrêa da Silva Autor
  • Marcello Mundim Rodrigues Autor
  • Miguel Ángel Márdero Arellano Autor
  • Alexandre Faria de Oliveira Autor

DOI:

https://doi.org/10.70778/dht6be77

Palavras-chave:

Dados científicos, gestão de dados, princípios FAIR, plano de gestão de dados, 5 estrelas para dados abertos

Resumo

Relata os avanços no desenvolvimento da plataforma que servirá como Cadastro Nacional de Planos de Gestão de Dados, sediada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em busca de uma ciência brasileira mais aberta e acessível. Este roteiro é desenhado de acordo com tendências globais, padrões-ouro como os Princípios FAIR e as 5 Estrelas para Dados Abertos de Tim berners-Lee, os quais enquadram as decisões que foram tomadas para se alinhar com a situação das organizações financiadoras de projetos de pesquisa e entidades acadêmicas. Para estruturar o PGD IBICT, analisamos práticas utilizadas no desenvolvimento de ferramentas para PGDs em nível internacional, e descrevemos os principais recursos que foram adaptados ao modelo em construção. Descrevemos, além disso, a experiência e os resultados do projeto piloto, incluindo a template e principais funcionalidades. Finalmente, é apresentado o workflow de funcionamento do PGD IBICT.

 

Referências

FERGUSON, A.; NIELSON, J.; CRAGIN, M.; BANDROWSKI, A. E; MARTONE, M. E. Big data from small data: data-sharing in the 'long tail' of neuroscience. Nature Neuroscience, 17, 1442–47, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nn.3838. Acesso em: 20 abr. 2022.

RESEARCH DATA ALLIANCE. FAIR data maturity model: specification and guidelines. RDA FAIR data maturity model Working Group, 2020. Disponível em: DOI: 10.15497/rda00045. Acesso em: 20 abr. 2022.

Downloads

Publicado

04/28/2023

Como Citar

Plano de Gestão de Dados no apoio à gestão de dados científicos FAIR. (2023). Revista Científica Da Universidade Eduardo Mondlane, Série: Letras E Ciências Sociais, 4(1). https://doi.org/10.70778/dht6be77