EDUCAÇÃO SOCIAL NA MÚSICA DE FANY MPFUMO

Autores

  • Edson Gopolane Uetela Uthui Direcção de Cultura, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Palavras-chave:

Educação, Fany Mpfumo, marrabenta, música moçambicana, música urbana

Resumo

Fany Mpfumo é uma referência da música urbana moçambicana, tendo o seu nome associado à marrabenta que é também a representação da música urbana em Moçambique. Este estudo é centrado na música de Fany Mpfumo tendo como pressupostos o facto de a cultura, e a arte em particular, ser entendida como elemento influenciador em diferentes domínios da vida social do homem, mas também, o facto de ser a própria arte influenciada pelo homem, cuja vida é dinâmica e em permanente mudança, resultante da aprendizagem que este vai tendo e disseminando. Nesse sentido, tanto o homem, a sua forma de vida em sociedade e no seu espaço individualizado, quanto a arte, a cultura, estão num processo de construção e reconstrução contínuo. A música, uma das artes mais divulgadas, é um exemplo e dos que tem sido mais discutido, dada a sua capacidade mobilizadora. O estudo dá enfoque à perspectiva educacional da música desta figura, fazendo-se uma reflexão sobre a forma como a sua música influência a vida social, mas também como é que se deixou influenciar por esta sociedade. Analisaram-se  textos das suas músicas, e, para o efeito, seleccionaram-se quatro peças para o centro da reflexão a partir de uma interpretação contextualizada e em associação, entrevistas com indivíduos que tiveram proximidade com este músico, tendo trabalhado com ele e/ou trabalhado sobre as suas músicas. O estudo é de abordagem qualitativa, procurando compreender fenómenos num grupo social; é de carácter bibliográfico, tomando por base os materiais bibliográficos existentes sobre o papel educacional da música, mas também e de forma específica, os que versam sobre Fany Mpfumo e/ou sobre a música urbana em Moçambique. Porque tomaram-se em consideração documentos disponíveis, que ajudem a compreender o fenómeno em análise, considera-se que o estudo é também documental.

Referências

BALLANTINE, C. Music and its social meanings. Johannesburg: Ravan Press.1984.

CASTRO, J. L e e Oliveira, A. N. A música como fonte representativa de informação: o caso da fonoteca satyro de mello no centur/fcptn. Disponível em http://www.repositório.ufba.br. Acesso em: 20 Fevereiro 2021.

CRAVERINHA, J. Obra poética. Maputo: Direcção de Cultura da UEM, 2002.

CUNA, A. J. Clube dos entas – Fany [01 de Novembro, 2011]. Maputo: Rádio Moçambique. Entrevista concedida a Edmundo Galiza Matos, Luis Loforte e J. Amone.

DAHLHAUS, C. Estética musical. Lisboa: Edições 70. 2003.

DAUD, E. L. A educação sociocomunitária e o subsídio de Paulo Freire. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário Salesiano - UNISAL – Americana, 2012.

DOURADO, H. A. Dicionário de termos musicais e expressões da música. São Paulo: Editora 34, 2004.

FERNANDES, J. S. C. G. e GERMANO, J. W. Música e religião em Max Weber: entre a biografia e a obra. Cronos: R. Pós-Grad. Ci. Soc. UFRN. Natal, v. 16, n.2, p.115-130, dez, 2015.

FREIRE, V. B. Música e Sociedade: Uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música. 2ª ed. Florianópolis: ABEM, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projectos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas SA.2002

GROUT, D. J. e PALISCA, C. V. História de Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2007.

JUNOD, H. A. Cantos e contos dos Rongas. Maputo: Instituto de Investigação Científica de Moçambique, 1975.

LARANJEIRA, R. A marrabenta: sua evolução e estilização, 1950-2002. Maputo: Minerva Print, 2014.

MATUSSE, S. Fany Mpfumo e outros ícones. Maputo: CIEDIMA, 2013.

MERRIAM, A. P. The antrhropology of music. Illinois: University Press. 1964

MOÇAMBIQUE. MGCAS. Perfil de género de Moçambique. Maputo, 2016.

MORAIS, J. J. O que é música. São Paulo: Editora Brasiliense. 1983.

MPFUMO, F. Despertar cultural. [s/d.]a. Maputo: Rádio de Moçambique. Entrevista concedida a Américo Xavier.

MPFUMO, F. Emissão informativa. [s/d.]b. Maputo: Rádio Clube de Moçambique. Entrevista concedida a Gulamo Khan.

MUTIMUCUIO, I. V. Métodos de investigação: apontamentos. Maputo: Centro de Desenvolvimento Académico. 2008.

PEREIRA, M. S. Colonialismo-tardio, pós-colonialis - mo e cultura popular nos subúrbios de Maputo: um olhar a partir da marrabenta (1945-1987). Africana Studia, Porto, nº34, p.95-115, 2020.

PIMENTEL, C. E. e GÜNTHER, H.Percepção de letras de músicas como inspiradoras de comportamentos anti-sociais e pró-sociais. Psico,, v.40, n.3, p.373-381, Jul, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social. 3ª ed. São Paulo: Editora atlas S. A. 2009.

SANTA, C. V. M. O. R. A família na atualidade: novo conceito de família, novas formações e o papel do ibdfam. 2015. Dissertação (Graduação em Direito) – Curso de Graduação em Direito, Universidade Tiradentes, 2015.

SANTOS, K. E. A. (2017). A música e suas nuances. Disponível em http://www.eventos.set.edu.br. Acessado em: 18 Fevereiro 2021.

SILVEIRA, D. T. e CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In T. E. GERHARDT e D. T. SILVEIRA (ed.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS – biblioteca virtual de doc, 2009. p. 31-42.

SOPA, A. A alegria é uma coisa rara: subsídios para a história da música popular urbana em Lourenço Marques (1920 - 1975). Maputo: Marimbique, conteúdos e publicações, Lda. 2014.

SOARES, P. A valorização da música e canção tradicional. Em Direcção Nacional de Cultura – Serviço Nacional de Museus e Antiguidades (ed.). Música tradicional em Moçambique. Maputo: Gabinete de Organização do Festival da Canção e Música Tradicional, 1980. p. 5-8.

SOUSA, G. J. G. A música como factor de integração: a importância dos contactos reais entre docentes, alunos e comunidade escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico) – Curso de Pós-Graduação em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico, Instituto Politécnico do Porto, 2011.

URIARTE, M. Z. Música e escola: um diálogo com adversidade. Educar, n.24, p. 245-258, 2004.

WANE, M. Marrabenta: as dinâmicas históricas e socioculturais no contexto do seu surgimento. Africana Studia, Porto, nº34, p.117-130, 2020.

##submission.downloads##

Publicado

2022-04-06

Como Citar

Uthui, E. G. U. (2022). EDUCAÇÃO SOCIAL NA MÚSICA DE FANY MPFUMO . Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 3(2). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/191

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)