O “REI DA RÁDIO” E DA MARRABENTA: Fany Mpfumo como mediador entre dois mundos africanos e a construção de um ícone

Autores

  • Sara Morais Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional

Palavras-chave:

Fany Mpfumo, marrabenta, música popular, política cultural moçambicana

Resumo

 Por meio do exame de aspectos da biografia e da carreira artística de Fany Mpfumo, acessados a partir de fontes impressas, buscarei responder no artigo às seguintes questões: quais os factores decisivos para a transformação de António Mariva em Fany Mpfumo? Quais os processos que permitiram que ele se tornasse o mais importante ícone da “música popular urbana” (SOPA, 2014) em Moçambique, reverenciado ainda hoje? Por que, apesar de ter se tornado um ícone, seu alcance e o da marrabenta pouco se reflectiram nas políticas oficiais de património cultural do país, sendo esta música considerada como um dos símbolos da identidade nacional (FILIPE, 2012)? Para enfrentá-las, recuperarei no texto aspectos da vida e obra de Fany Mpfumo à luz do seu trânsito social entre África do Sul e Moçambique e do papel da indústria fonográfica e de radiofusão na sua carreira. Do ponto de vista teórico, dialogarei com os estudos sobre cultura popular em África (TRAJANO FILHO, 2018; SOPA, 2014; CHARRY, 2012; MARTIN, 2002; BARBER, 1997; FABIAN, 1978) para compreender as dinâmicas que permitiram o surgimento da marrabenta em Lourenço Marques e o papel ocupado por Fany Mpfumo nesse movimento.

Referências

ARPAC. Mafalala: das origens à actualidade. Maputo: Académica, 2017.

BARBER, K. Introduction. In: BARBER, K. (ed.). Readings in African Popular Culture. Bloomington: Indiana University Press, 1997.

BARBER, K. A History of African Popular Culture. New York: Cambridge University Press, 2018.

CHARRY, E. Music for an African Twenty-First Century. In: CHARRY, E. (ed.), Hip Hop Africa: New Modern Music of Globalizing World. Bloomington: Indiana University Press, 2012.

COELHO, T. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997.

CRAVEIRINHA, J. O Folclore Moçambicano e as suas Tendências. Maputo: Alcance Editores, 2009.

DOSSE, F. O Desafio Biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FABIAN, J. Popular Culture in Africa: findings & conjectures. Africa, n. 48 (4), p. 315-334, 1978.

FILIPE, E. P. V. “Where are the Mozambicans Musicians?”: Music, Marrabenta and National identity in Lourenço Marques, Mozambique, 1950s-1975. Tese (Doutorado em Filosofia) – University of Minnesota, 2012.

FILMFORM (Lisboa) e INC/Instituto Nacional do Cinema (Maputo). Filme Música, Moçambique!. Lisboa e Maputo: Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Instituto Português de Cinema, 1981.

ISAAK, A. M. “Fany Mpfumo, o Rei do Cancioneiro Moçambicano”. In: PRISTA, António (org.). Songbook Fany Mpfumo. Maputo: Khuzula, 2018.

KRUKS, S. From Nationalism to Marxism: the ideological history of Frelimo, 1962-1977. In: MARKOVITZ, I. L. (ed.). Studies in Power and Class in Africa. New York: Oxford University Press, 1987.

LARANJEIRA, R. A Marrabenta: sua evolução e estilização, 1950-2002. Maputo: Minerva Print, 2014.

MARTIN, P. Leisure and Society in Colonial Brazzaville. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

MARZANO, A. Nem todas as batalhas eram de flores: cotidiano, lazer e conflitos sociais em Luanda. In: NASCIMENTO, A.; BITTENCOURT, M.; DOMINGOS, N. e MELO, V.A. (orgs.). Esporte e Lazer em África: Novos Olhares. Rio de Janeiro: Viveiros de Castro Editora, 2013.

MENDES, O. Música tradicional em festa nacional. Tempo, nº 533, p. 48-51, 1980.

MENDES, P. Popular Music in a colonial city: musicians’ experiences and socio-racial issues in Lourenço Marques (1960-75). Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança, n. 5, p. 143-152, 2019.

MIGUEL, A. Marrabentar: vozes de Moçambique. Maputo: Marimbique, 2005.

MORAIS, S. S. O palco e o mato: o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique. Tese (Doutoramento em Antropologia Social) – Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, 2020.

MORAIS, S. S. As timbila de Moçambique no concerto das nações. Dossiê Patrimônio e Relações Internacionais. LOCUS:

Revista de História, v. 26, n. 2, p. 261-290, 2020.

NEWITT, M. A History of Mozambique. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1995.

PEREIRA, M. S. Grandiosos batuques: tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890-1940). Lisboa: Imprensa de História Contemporânea, 2020.

REIS, E. T. dos e BARREIRA, I. A. Alusões biográficas e trajetórias: entre esquemas analíticos e usos flexíveis. BIB, São Paulo, n. 86, p. 36-67, 2018.

RITA-FERREIRA, A. O Regresso de Fany Pfumo. In: http://www.antoniorita-ferreira.com/pt/editoriais-em-journais-periodicosimprensa-nao-cientifico/27-o-regresso-de-fany-mpfumo. Acesso em: 28 de fevereiro de 2021.

SOPA, A. A Alegria é uma Coisa Rara – Subsídios para a História da Música Popular em Lourenço Marques (1920-1975). Maputo: Maçambique, 2014.

TRAJANO FILHO, W. Influence and Borrowing: Reflections on Decreolization and Pidginization of Cultures and Societies. In: KNÖRR, J. e TRAJANO FILHO, W. (eds.). Creolization and Pidginization in Contexts of Postcolonial Diversity. Leiden/Boston: Brill, 2018.

VELHO, G. e KUSCHNIR, K. Apresentação. In: VELHO, G. e KUSCHNIR, K. (orgs.). Mediação, cultura e política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.

WANE, M. Marrabenta: as dinâmicas históricas e socioculturais no contexto do seu surgimento. Africana Studia, nº 34, p. 117-130, 2021.

##submission.downloads##

Publicado

2022-04-06

Como Citar

Morais, S. . (2022). O “REI DA RÁDIO” E DA MARRABENTA: Fany Mpfumo como mediador entre dois mundos africanos e a construção de um ícone. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 3(2). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/196