FANY MPFUMO E GILBERTO GIL: rastros de musicalidades transatlânticas

Autores

  • Andrea Albuquerque Adour da Camar Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Fabio Adou Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Fany Mpfumo, Gilberto Gil, música moçambicana, música brasileira

Resumo

Este texto propõe investigar rastros das musicalidades do compositor moçambicano Fany Mpfumo e do compositor brasileiro Gilberto Gil, por meio da comparação de aspectos rítmicos, harmônicos, frasais e instrumentais de suas obras. Para tanto, foi empregada uma metodologia de transcrição auditiva, baseada em autores da etnomusicologia e ancorada por softwares, que nos permitiu registrar em partitura as seguintes canções: Avasati Va Lomu, Nyoxanini, Georgina, Nitakukhoma hi Kwini (de Fany Mpfumo), e Andar com fé, Balafon, Refavela e Tiu Ru Ru (de Gilberto Gil). Partindo do conceito de “rastro/resíduo”, a análise comparativa desse repertório foi norteada por autores que discutiram com profundidade os temas fraseologia e ritmo. Certificando a potência das africanias, através da musicalidade transatlântica, os resultados surpreenderam ao demonstrar os diversos rastros comuns à música dos dois artistas, principalmente no marcante uso de certos padrões rítmicos – tresillo, hemíola, falsa tercina –, que enfim contribuem na construção de complexas redes contrapontísticas.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

Camar, A. A. A. da ., & Adou, F. . (2022). FANY MPFUMO E GILBERTO GIL: rastros de musicalidades transatlânticas. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 3(2). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/190