PESQUISAS MOÇAMBICANAS EM CIÊNCIAS DO DESPORTO: avaliação do seu impacto. Análise das publicações na área da actividade física e saúde em Moçambique nos últimos 25 anos

Autores

  • António Marques Universidade do Porto
  • Alberto C. Amadio Universidade de São Paulo
  • Adroaldo Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Actividade física e saúde, história da universidade, universidade e ciência, ciência e sociedade

Resumo

Nos seis artigos anteriores deste número especial da Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane são apresentados os resultados das pesquisas em actividade física e saúde realizadas em Moçambique nos últimos 25 anos. Centrando-se na análise desses estudos, este artigo tem como objectivos: (1) fazer uma síntese da actividade científica realizada; e (2) avaliar o seu impacto sobre o desenvolvimento da ciência e da sociedade moçambicanas. Em acordo com o primeiro objectivo, os diferentes artigos foram analisados considerando: (i) objecto e natureza dos estudos; (ii) populações estudadas, (iii) comparação com outros países; e (iv) relevância social. Considerando o segundo objectivo, procurou avaliar-se: (i) a participação dos centros de investigação moçambicanos com actividade nesta área em redes e parcerias nacionais e internacionais; (ii) o impacto dos estudos a nível universitário e a nível social. O artigo começa por fazer uma retrospectiva sobre a contribuição da universidade para o desenvolvimento da ciência, uma vez que a história da universidade se confunde com a história da ciência. Procura-se, desta forma, enfatizar a importância da universidade moçambicana para o desenvolvimento da ciência e o progresso social do país. Faz-se, em seguida, uma síntese caracterizadora dos estudos realizados e dos principais resultados das pesquisas. Conclui-se que: os investigadores moçambicanos desta área estão aptos a enfrentar os desafios do país e a servir as suas populações; as decisões epistemológicas, as opções metodológicas e os temas investigados estão em consonância com os problemas e contextos que servem de referência à comunidade científica internacional.

Referências

AMADIO, A. C. Trajetória da Pós-graduação stricto sensu na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo após 25 anos de produção acadêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 2, p. 27-47, 2003.

BAFFA FILHO O., DA SILVA J.A. Ciência e Tecnologia no Brasil. In: DA SILVA J.A, BIANCHI BAFFA FILHO O.; ALVES, Z. M. M. B. Reflexões sobre Universidade Ciência e Pós-graduação. Ribeirão Preto: Holos, 2001.

BENTO, J. O. Por uma UniverCidade anticonformista. Instituto Casa da Educação Física/UNICAMP e Fórum Pensamento Estratégico – PENSES, 2014.

CHAPARRO, C. A ciência no Mundo Antigo e sua transmissão ao Ocidente. In: TEJERINA F. (ed.). A Universidade uma historia ilustrada. Banco Santander, 2010.

COHEN, J. Science in Latin America: publication trends uneven growth. Science, n. 267, p. 808, 1995.

DACA, T.; FARINATTI, P.; TANI, G. Exercício físico e saúde para o idoso em Moçambique. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

FORJAZ, C.L.M.; REZENDE, R.A.; CALUA,E.; SOUSA, P. N.; SILVA-MATOS, C.; DAMASCENO, A. Risco cardiovascular e actividade física: estudos em Moçambique. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

GOMES, T. N.; SILVA, S.; SARANGA, S.; MAIA, J. (2016). Crescimento físico, maturação biológica e composição corporal de crianças e jovens moçambicanos: um resumo breve do conhecimento publicado nos últimos 25 anos. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

NITSCH, J.R.: Future trends in Sport Psychology and Sport Sciences. In: WORLD CONGRESS OF SPORT PSYCHOLOGY, 7, Singapore, 1989. Proceedings…, Singapore, 1989. P. 200-205.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF UNIVERSITIES - IAU. Affirming Academic Values in Internationalization of Higher Education: A Call for Action. Re-thinking Internationalisation. IAU: April 2012.

NHANTUMBO, L.; LEANDRO, C.; TCHAMO, M. Aptidão física e saúde de crianças e jovens moçambicanas. Estado da arte no horizonte temporal de 1994 a 2015. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

PESET M. A Europa e as Universidades. In: TEJERINA F. (ed.). A Universidade uma historia ilustrada. Banco Santander, Turner, 2010.

PRISTA, A.; MARQUES, A.; MAIA, J. In: PRISTA, A.; MARQUES, A.; MAIA, J. (Coord.). 10 Anos de Actividade Científica.

Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Ministério da Juventude e Desporto, 2000. p.5.

PRISTA, A.; SANTOS, F.; MANGONA, L.; NHANTUMBO, L. Pesquisa em Moçambique no domínio da actividade física. Uma revisão do estado da arte. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

SILVA, S.; GOMES, T. N.; BUSTAMANTE, A.; MIRZAEI, S.; PRISTA, A.; MAIA, J.. Crescimento físico de crianças e jovens Moçambicanos, Brasileiros, Peruanos e Portugueses: uma análise transcultural. Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, 2016: no prelo.

SURSOCK, A.; SMIDT H. Trends 2010: a decade of change in European Higher Education, 2010.

##submission.downloads##

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Marques, A. ., Amadio, A. C. ., & Gaya, A. . (2020). PESQUISAS MOÇAMBICANAS EM CIÊNCIAS DO DESPORTO: avaliação do seu impacto. Análise das publicações na área da actividade física e saúde em Moçambique nos últimos 25 anos. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Biomédicas E Saúde Pública, 1(2). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/cbsp/article/view/20