A acessibilidade e a tecnologia assistiva na formação do profissional bibliotecário

Autores

  • Alejandro de Campos Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Acessibilidade, Biblioteca inclusiva, Formação do bibliotecário, Tecnologia Assistiva

Resumo

No Brasil, a legislação que contempla a inclusão das pessoas com deficiência avançou nos últimos anos. Embora, ainda é notório que diversos setores da sociedade, incluindo a biblioteca universitária, precisam se adequar para atender efetivamente esse público, de forma que ele se torne um usuário em potencial e que possa usufruir de todos os produtos e serviços sem abdicar de sua autonomia e independência. Nesse sentido, entende-se a importância de que estudantes do curso de Biblioteconomia tenham em sua matriz curricular disciplinas que abordem aspectos sobre a acessibilidade e a Tecnologia Assistiva para que se tornem profissionais sensibilizados e conscientes da necessidade do desenvolvimento de produtos e serviços que incluam a pessoa com deficiência na biblioteca universitária. Dessa forma, este artigo tem como objetivo identificar se há a ofertas de disciplinas nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil que abordam algum aspecto relacionado à acessibilidade ou à Tecnologia Assistiva. Recorreu-se à revisão de literatura nas bases de dados científicas sobre os estudos direcionados a formação profissional do bibliotecário em relação à acessibilidade e à Tecnologia Assistiva. Como resultado foi identificado que a discussão sobre a acessibilidade e a Tecnologia Assistiva no ensino superior ainda se encontra em um estágio incipiente. O conhecimento do estudante de graduação em Biblioteconomia sobre a acessibilidade, a Tecnologia Assistiva e a Língua Brasileira de Sinais proporciona uma perspectiva direcionada para o desenvolvimento de ferramentas, dispositivos e metodologias para a inclusão do usuário com deficiência, como sujeito partícipe dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca universitária

Biografia Autor

Alejandro de Campos Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2024-05-26

Como Citar

Pinheiro, A. de C. . (2024). A acessibilidade e a tecnologia assistiva na formação do profissional bibliotecário. Revista Científica Da UEM: Série Ciências Da Educação , 3(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/edu/article/view/271