Opções paradigmáticas para o ensino/aprendizagem da compreensão e produção da oralidade em língua francesa de relações internacionais e diplomamacia

Autores

  • David Cumbane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem, língua francesa, paradigma da comunicação, paradigma da acção, relações internacionais, diplomacia

Resumo

O objectivo deste trabalho é saber se o paradigma da acção favorece o ensino/ aprendizagem da compreensão e da produção da oralidade num contexto de francês de relações internacionais e diplomacia. Neste âmbito, por um lado confrontamos as teorias em questão (paradigma da comunicação e paradigma da acção) e, por outro, construímos dois programas de francês de relações internacionais e diplomacia, o primeiro comunicativo e o segundo da acção, respectivamente. Igualmente, dois questionários distintos foram construídos para um corpus de sessenta indivíduos. Assim, administramos os Pré-testes da comunicação e da acção. Os Pós-testes tiveram lugar depois da formação da comunicação ou da acção segundo os casos. Os resultados foram os seguintes: o paradigma da acção favorece o ensino da compreensão da oralidade, pois do Pré ao Pós-teste registou uma progressão na ordem dos 6.6% (93.4% a 100%) contra uma regressão de 23.3% (96.7% a 73.4%) do paradigma da comunicação na mesma habilidade. Quanto à produção da oralidade, o paradigma da acção registou, do Pré ao Pós-teste uma progressão na ordem dos 3% (93.7 % a 96.7%) contra 6.7 % (90.1% a 96.7%) do paradigma da comunicação. Estes resultados nos indicam que o paradigma da acção favorece a aprendizagem da compreensão e produção da oralidade para fins específicos.

Referências

BÉRARD, E. L’approche communicative, théories et pratiques. Paris : CLE international, 1991.

CECRL. Division des Langues vivantes. Strasbourg : Conseil de l’Europe, DidacTICLangue, 2000.

CUMBANE, D. Du paradigme de communication au paradigme de l’action : est-ce que l’approche actionnelle favorise l’enseignement du français sur objectifs spécifiques F.O.S. ?, 2016. Thèse (Doctorat en Sciences du Langage-linguistique sous de direction de Pierre Larrivée), CRISCO, Université de Caen Normandie, France, 2016. 355 p.

CUMBANE, D., S. Do paradigma da comunicação ao paradigma da acção : será que a abordagem da acção favorece a aprendizagem da compreensão e produção da escrita em língua francesa para fins específicos (F.F.E.)?, Rev. cient. UEM: Série Ciências Sociais e Letras. v. 2, n. 1, 2021, pp 19-34.

DUBOIS A-L, TAUZIN B.Objectif Express1.Le monde professionnel en français. Paris: Hachette, 2013.

EVELYNE B. L’approche communicative-Théories et pratiques. Paris : CLE international, 1991.

MARTINET, A. Eléments de linguistique générale. Paris : Armand Colin, 2005.

MARTINET, A. Eléments de linguistique générale.Armand Colin, Paris:1980.

PUREN C. «Pédagogie différenciée en classe de langues».Les cahiers pédagogiques n°399, pp 64-66. Paris, CRAP, 2001.

PUREN, C., (2009), « Entre l’approche communicative et l’approche actionnelle quoi de

neuf ? », Disponible en ligne, www.christianpuren.com. Acesso em: 22 Março 2020, 1-4.

PUREN, C., (2009), « Variations sur la perspective de l’agir social en didactique des

langues-cultures étrangères », Français dans le Monde, Recherches et applications, n° 45,

p. 164.

PUREN, C., (2010b), « Construire une unité didactique dans une perspective actionnelle». Monterrey, 8-9 Novembre 2010, p. 32. Disponible en ligne, www.christianpuren.com, acesso em: 22 Março de 2020.

PUREN, C., (2011), « Compétences d’apprentissage et compétence culturelle en

perspective actionnelle ». Journée pédagogique « Approche actionnelle et autonomie»,

CDL et EPFL Lausanne, samedi 2 avril 2011, p. 14. Disponible en ligne,

www.christianpuren.com, acesso em: 22 Março de 2020.

RICHER, J.-J. Le français sur objectifs spécifiques (F.O.S.), une didactique spécialisée ? Synergies Chine, n.3, p. 15-30. 2008.

RIEHL, L; SOIGNET, M; AMIOT M.-H. Objectif Diplomatie 1, Le français des Relations Européennes et Internationales. Paris : Hachette, 2006.

SOIGNET, M. Objectif Diplomatie 2, Le français des Relations Européennes et Internationales. Paris : Hachette, 2011

##submission.downloads##

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Cumbane, D. . (2024). Opções paradigmáticas para o ensino/aprendizagem da compreensão e produção da oralidade em língua francesa de relações internacionais e diplomamacia. Revista Científica Da UEM: Série Letras E Ciências Sociais, 5(1). Obtido de http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/340

Edição

Secção

Artigos